quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vistam-se com toda a armadura de Deus - A Espada do Espírito Santo

"Tomai... a espada do Espírito Santo, que é a palavra de Deus."
Efésios 6:17b

   Nossa batalha é espiritual e só pode ser vencida pelo poder de Deus. Nossa espada é a Palavra de Deus. Esta espada é diferente daquelas de metal. Quanto mais você usa uma espada de aço, mais ela fica sem fio de corte (não corta direito). Mas, quanto mais você usa a Palavra de Deus na batalha da vida, tanto mais afiada e mais eficaz ela se torna. Isto significa que devemos aprender versículos das Escrituras para que o Espírito Santo possa trazê-los à nossa memória quando somos tentados a agir mal. Cada versículo versículo que você aplica é uma arma poderosa usada por Deus.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

1 João 4:4

"Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, pois maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo."

Vistam-se com toda a armadura de Deus - O capacete da Salvação

"Tomai também o capacete da salvação."
Efésios 6:7a

   Satanás quer atacar a mente do salvo. Temos de permitir que Deus controle a nossa mente para que Satanás não possa desviar-nos. Isso significa que devemos ser cuidadosos com o que entra em nossas mentes. É preciso cuidado com o que pensamos, assistimos na TV ou o que ouvimos nas músicas. Precisamos nos concentrar mais em nossa salvação ou na libertação que Jesus nos oferece como salvos. Quando Jesus morreu na cruz, salvou-nos do castigo dos nossos pecados. Ele está agora conosco todos os dias para livrar-nos do poder do pecado. Quando morrermos, Jesus tem um lugar preparado para nós no Céu onde seremos libertados da presença do pecado para sempre. 
   Você coloca o capacete da Salvação quando crê nas promessas do Senhor quanto à sua Salvação - passada, presente e futura - e espera confiante que Ele o liberte.
   Lembre-se de que o Senhor Jesus é mais poderoso do que Satanás (1João 4:4). Satanás não pode vencer se você coloca o capacete da Salvação e vigia os seus pensamentos.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
   

sábado, 25 de maio de 2013

Vistam-se com toda a armadura de Deus - Escudo da Fé

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 
Efésios 6:16

   Satanás, nosso inimigo envia flechas incendiárias, ou "dardos inflamados", contra nós. Alguns dardos que Satanás atira são mentiras, pensamentos odiosos sobre pessoas ou o desejo de pecar. Não sabemos quando ele vai enviar um de seus dardos, pois o diabo se assemelha a um franco atirador que atira quando menos esperamos. Devemos ter sempre à nossa mão nosso escudo da fé e ficar preparados para usá-lo.
   Satanás quer que eu e você duvidemos de Deus, da Sua fidelidade, da Sua bondade e do Seu poder. 
   Precisamos rodear-nos de amigos crentes, para que, quando formos tentados a abandonar a fé, possamos "enganchar-nos" nos escudos deles e deixar que nos encorajem (Hebreus 10:23-25). Levante bem alto o seu escudo fé, confiando nas verdades que você aprendeu sobre Deus. Mesmo quando as coisas pareçam não estar dando certo, creia que Deus é um Pai sempre presente, Todo-Poderoso e amoroso, trabalhando na sua vida para o bem - apesar dos seus sentimentos estarem afirmando outra coisa. Fé é agir com base naquilo que você crê, embora tenha dúvidas.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

domingo, 19 de maio de 2013

Vistam-se com toda a armadura de Deus - Os sapatos da Paz

"Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz"
Efésios 6:15

   Deus diz que nossos pés devem estar cobertos com o evangelho da paz. A Bíblia diz que "Ele (Jesus) á a nossa paz" (Efésios 2:14). Colocamos os sapatos da paz quando temos paz com Deus, aceitando o Seu presente da Salvação (Romanos 5:1) e começando a viver de modo muito agradável a Ele. Então quando andamos ao longo de cada dia, nossa vida pode mostrar as boas novas da paz de Deus.
   Primeiro podemos ter paz interior ao ver-nos como Deus nos vê - amados por Ele, perdoados, e aceitos para sempre como membros da sua família. Será então possível ter paz com outros - sendo bom para eles, perdoando-os, fazendo o máximo para edificá-los e não destruí-los. Mostramos que estamos andando pela vida com os sapatos da paz quando compartilhamos o amor de Deus com aqueles que não conhecem o Senhor Jesus.

Fonte: Bíblia de Recursos Elaborada com a APEC.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vistam-se com toda a armadura de Deus - A Couraça da Justiça

"Vestindo-vos da couraça da justiça"
Efésios 6:14

   Todos nós somos pecadores e injustos. Mas, quando você aceita Jesus como seu Salvador, Deus deixa de vê-lo como um pecador e passa a vê-lo como alguém que nunca pecou. Seus pecados são perdoados. Deus concede a você a justiça do Senhor Jesus Cristo. A partir do momento que você é salvo, é aceito por Deus Pai, pois sempre que olha para você, Ele vê a justiça de Seu Filho. 
   Isto não significa que você nunca mais vai pecar. Enquanto vivermos na terra, você e eu lutaremos contra o pecado. E em nossa luta, Deus quer que usemos a couraça da justiça. Quando Satanás tentar levar-nos a pensar que Deus nos rejeita, podemos resistir a ele lembrando que Deus nos aceita - mesmo quando falhamos - porque temos a justiça de Cristo.
   Podemos também colocar a couraça da justiça, vivendo o mais "retamente" possível. Decidindo falar a verdade ao invés de mentir. Preferindo ser bons em vez de odiosos. Preferindo obedecer ao invés de desobedecer. Deus nos dá poder para escolher o que é certo e para agir certo. Esta é a vida justa. Ao decidir pelo o que é certo em vez do errado, você estará protegendo o seu coração com a couraça da justiça. O tipo de vida que você leva é importante. Ele tornará mais fácil para Satanás atacá-lo ou mais difícil para ele derrotar você. Peça a Deus para ajudá-lo a escolher o que é certo todos os dias.

Fonte: Bíblia de Recursos Elaborada com a APEC.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vistam-se com toda a armadura de Deus - O Cinto da Verdade

"Usem a verdade como cinturão."
Efésios 6:14a

   Em Efésios 6:10-24, Paulo não dá a entender que seja fácil seguir esses padrões. Há uma necessidade de fortalecimento (v.10). A luta começou. Estamos enfrentando forças poderosas numa batalha espiritual. Precisamos de armas espirituais, e estas Deus provê. A exemplo do soldado romano, temos um Cinto da Verdade. "De que jeito eu coloco o Cinto da Verdade?" 
Resposta:
  1. Quando você lê a Bíblia, conhece a verdade de Deus, então quando Satanás tentar te confundir, o cinto da verdade pode ajudar você a lembrar o que aprendeu sobre Deus e Suas promessas.
  2. Outra maneira é ter a certeza de que você é verdadeiro em tudo que faz. Quando você não mente, ou seja, quando você tem uma boa consciência por ter colocado o Cinto da Verdade, poderá enfrentar o inimigo sem medo e ter a certeza da vitória.
Fonte: Bíblia de Recursos Elaborada com a APEC; Manual Bíblico.

Efésios 6:16


domingo, 12 de maio de 2013

Efésios 6:10-18

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, 
Efésios 6:10-18

Viva para Jesus

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pagando mal com o bem - Quando amar é muito difícil

Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem. 
Romanos 12:21

   Nós devemos amar o nosso próximo. Se o próximo é o nosso amigo, aquela pessoa com quem nos damos bem - é muito bom! Mas... e se o próximo for uma pessoa que não gosta de nós? Uma pessoa que quer nos ver mal? É nosso dever amar essa pessoa mesmo assim?
   Amar o nosso inimigo pode ser uma tarefa difícil, mas é uma responsabilidade que cabe a nós, que somos cristãos. Precisamos descobrir como viver este mandamento na nossa. Vamos ver como podemos aplicar esse mandamento de Jesus diariamente.

     Por que devemos amar os inimigos?
  • Porque retribuir o mal com o mal só aumenta o mal;
  • Porque odiar, antes de tudo, faz mal para você mesmo. Pense em uma situação em que você sentiu muito ódio. Foi bom? Fez algum bem?
  • A razão mais importante por que devemos amar o nosso inimigo está expressa nas palavras de Jesus: "Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês que está no céu." Somos chamados para esse difícil dever com o fim de nos tornarmos filhos de Deus. Vale a pena não vale?
    Leia Mateus 5:43-48

   Como devemos amar nossos inimigos?
    Aí vão algumas dicas:
  • Primeiro, aprenda a perdoar de verdade, pois quem não perdoa não pode amar. E lembre-se: quem perdoa não diz: Perdoo o que você fez, mas não apareça mais na minha frente! Perdão verdadeira abre o espaço em nossa vida para reconciliação;
  • Segundo, aprenda a reconhecer que a má ação de um inimigo, ou seja, aquilo que magoa, pode não expressar o que a pessoa é. Nenhuma pessoa é 100% má. 
  • Terceiro, não procure derrotar ou humilhar o inimigo, mas antes ganhar o seu respeito e amizade. Isso vai dar trabalho e vai precisar de muita oração!


Fonte: Revista - Território Teen.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Deus pensa sempre em você

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi.
João 15:16

   Você se lembra da primeira vez em que pensou em conhecer Deus? Talvez foi quando você ouviu falar do amor de Deus por você na igreja ou de algum amigo, ou quando você leu um livro falando do quanto Deus é bom para nós.
   O mais importante é que Deus quer você saiba que Ele o amou muito antes desse seu primeiro pensamento de retribuir o Seu amor. Ele pensava em você muito antes de você ter sido criado. Talvez você pense que O escolheu, mas foi Deus que o escolheu primeiro. 
Deus escolheu você para ser filho Dele.

Fonte: E-mail de Deus (Claire e Andy Cloninger) 


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Qual é o segredo?

Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
João 14:12

   Jesus estaria apenas "incentivando-o" quando disse que você seria capaz de fazer coisas maiores do que Ele fez? Ele é o Filho de Deus que andou pela fé, falou misericordiosamente, operou milagres, e as coisas que Ele fez foram poderosas.
   Ele curou enfermos, transformou corações desonestos, e libertou as pessoas dos seus pecados. Ele amou todos os solitários e cansados e todos os homens, mulheres e crianças que encontrou. Como seria possível fazer coisas como essas?
   Não seria possível por si mesmo. Mas se você confia em Jesus, o Espírito Santo opera através de você. Ele lhe dá o Seu poder para fazer coisas maravilhosas como as que Jesus fez.

Creia Nisso!

Fonte: E-mail de Deus (Claire e Andy Cloninger) 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Você estará em boa companhia

Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou.
João 15:18

   Quando as coisas não acontecem como você espera, quando você tenta fazer a coisa certa e as pessoas julgam mal, não lhe parece que o mundo inteiro está contra você?
   Jesus conheceu esse sentimento. Quando estava no mundo, muitas pessoas o interpretaram mal. Embora Ele sempre falasse a verdade, algumas pessoas o chamaram de mentiroso. Embora tudo que Ele fizesse fosse bom, algumas pessoas acharam que Ele era mau. Ele foi um homem inocente, considerado culpado. Ele merecia viver, mas foi condenado à morte.
   Viver para Jesus pode não o tornar popular, mas estará sempre em boa companhia e no final terá a vida eterna.

Fonte: E-mail de Deus (Claire e Andy Cloninger)