quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pagando mal com o bem - Quando amar é muito difícil

Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem. 
Romanos 12:21

   Nós devemos amar o nosso próximo. Se o próximo é o nosso amigo, aquela pessoa com quem nos damos bem - é muito bom! Mas... e se o próximo for uma pessoa que não gosta de nós? Uma pessoa que quer nos ver mal? É nosso dever amar essa pessoa mesmo assim?
   Amar o nosso inimigo pode ser uma tarefa difícil, mas é uma responsabilidade que cabe a nós, que somos cristãos. Precisamos descobrir como viver este mandamento na nossa. Vamos ver como podemos aplicar esse mandamento de Jesus diariamente.

     Por que devemos amar os inimigos?
  • Porque retribuir o mal com o mal só aumenta o mal;
  • Porque odiar, antes de tudo, faz mal para você mesmo. Pense em uma situação em que você sentiu muito ódio. Foi bom? Fez algum bem?
  • A razão mais importante por que devemos amar o nosso inimigo está expressa nas palavras de Jesus: "Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês que está no céu." Somos chamados para esse difícil dever com o fim de nos tornarmos filhos de Deus. Vale a pena não vale?
    Leia Mateus 5:43-48

   Como devemos amar nossos inimigos?
    Aí vão algumas dicas:
  • Primeiro, aprenda a perdoar de verdade, pois quem não perdoa não pode amar. E lembre-se: quem perdoa não diz: Perdoo o que você fez, mas não apareça mais na minha frente! Perdão verdadeira abre o espaço em nossa vida para reconciliação;
  • Segundo, aprenda a reconhecer que a má ação de um inimigo, ou seja, aquilo que magoa, pode não expressar o que a pessoa é. Nenhuma pessoa é 100% má. 
  • Terceiro, não procure derrotar ou humilhar o inimigo, mas antes ganhar o seu respeito e amizade. Isso vai dar trabalho e vai precisar de muita oração!


Fonte: Revista - Território Teen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário