sábado, 31 de agosto de 2013

O que a Bíblia diz sobre o orgulho?

Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.
Provérbios 8:13

   Há uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos estão tão cheios de si que seus pensamentos estão longe de Deus. Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se não fosse por Sua divina graça. Os orgulhosos, por outro lado, são tão cegos por causa de seu orgulho que acham que não precisam de Deus ou pior, que Deus deve aceitá-los do jeito que são porque eles merecem a Sua aceitação.
   
Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as consequências do orgulho. Provérbios 16:18-19 nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Satanás foi expulso do céu por causa de seu orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satanás será lançado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelião a Deus, há nada mais em seu futuro a não ser desastre: “Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR” (Isaías 14:22).
   Orgulho já impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar a admitir o próprio pecado e que não podemos fazer nada com nossos próprios esforços para merecer a vida eterna tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. O que dizemos sobre nós mesmos não significa nada no trabalho de Deus. É o que Deus diz sobre nós que faz a diferença (2 Coríntios 10:13).
   
Por que orgulho é um pecado? Orgulho é dar a nós mesmos o crédito por algo que Deus realizou. Orgulho é dar a nós mesmos a glória que pertence só a Deus. Orgulho é, em essência, louvor próprio. Nada que realizamos nesse mundo seria possível se não fosse Deus nos capacitando e sustentando. Por isso é que devemos dar a Deus a glória – por que só Ele é digno de recebê-la.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Ressurreição e a Vida

Então Jesus afirmou: Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
João 11:25,26

   Por ser o Criador, Jesus tem poder sobre a vida e a morte. Ele mostrou Seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado, Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida aos mortos. A Bíblia diz que nascemos "mortos" em nossos pecados (Efésios 2:1). Quando você recebe Jesus como seu Salvador, Ele lhe dá nova vida espiritual, faz de você uma "nova criatura" (2 Coríntios 5:17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro "eu" vai viver com Ele. Um dia seu corpo também será ressuscitado.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Videira

Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, essa dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.
João 15:5

 A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele é a Videira e nós os ramos. A não ser que o ramo esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus nada podemos fazer.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sábado, 24 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Luz do Mundo

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
João 8:12

   A escuridão é muita vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é dentre muitas luzes; é a única "luz" que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na "luz", a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como Salvador. Os crentes são também chamados de "luz do mundo" (Mateus 5:14). Mas, somos luzes diferentes. Como a lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Firmando sua Identidade

Introdução
Três cegos foram colocados diante de um elefante para que, através do toque, eles pudessem descobrir o que era que estava na frente deles.
O primeiro cego pegou na tromba do elefante e disse: “Isso é uma mangueira grande e flexível”
O segundo cego colocou as mãos na região da barriga do elefante e disse: “Que mangueira que nada, isso é uma grande bola”
O terceiro cego pegou no rabo do elefante e disse: “Vocês dois estão errados, isso é um espanador, pois é fino, comprido e tem pelos na ponta”
Qual dos cegos você diria que está certo? Não tem como afirmar pois cada um estava tirando uma conclusão acerca da “visão” que estavam tendo.
Muitos de nós somos assim, temos uma visão limitada acerca de quem Deus é, de quem nós somos e o que Ele espera que devemos fazer.
Precisamos ter uma visão clara no que diz respeito a nossa identidade em Cristo pois só assim teremos a certeza de que vamos cumprir a vontade de Deus para nós.
Palavra
João 18:33-38
“Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.”
Jesus, antes de iniciar seu ministério, foi testado em suas convicções. Vemos lá no deserto o Senhor sendo interrogado acerca de sua identidade e mais uma vez vemos a mesma interrogação, mas sempre Ele manteve sua firme convicção de identidade, Jesus tinha plena convicção de quem era.
Mesmo diante dos testes e provações, Ele permaneceu firme.
Assim como Jesus foi testado em sua identidade, nós também seremos e devemos tomar como base o posicionamento que o Senhor teve.
Satanás, durante toda nossa vida, nos atacará com suas mentiras e falácias, com o objetivo de deturpar e distorcer nossa visão acerca de quem Deus é e como Deus nos enxerga. Devemos estar atentos a essas investidas e permanecer sempre firmados na identidade de Cristo pois ela é nossa identidade, afinal, somos feitos imagem e semelhança do Senhor.
Quando você olha para si o que você enxerga? Uma pessoa pequena e insignificante? Uma pessoa problemática? Alguém sem capacidades e talentos? Se você está nessa posição, pare um instante e comece a perguntar ao Senhor o que Ele enxerga em você. Na Bíblia está escrito que em Cristo Jesus somos mais que vencedores, fomos criados a imagem e semelhança do Senhor e já fomos abençoados com todas as bênçãos do Senhor nas regiões celestes. Essa é sua identidade, firme-se nessa verdade.
Se você não tivesse valor algum, Ele não teria entre Sua própria vida por você.
Existem alguns parâmetros que podemos analisar em nossa vida para saber quem nós somos e onde nossa identidade está firmada:
1º Nossa Identidade é Revelada pelo que Pensamos
Você consegue perceber quem a pessoa é através de sua fala pois isso revela o que ela tem em seu coração.
Pessoas com conversas vazias e sem fundamento são pessoas sem identidade.
A mente é o primeiro lugar a ser trabalhado se você quer firmar a sua identidade em Cristo. Mas satanás tentará de todas as maneiras impedir com que a palavra do Senhor seja absorvida pela sua mente. Lembra-se o que foi colocado na cabeça de Jesus antes de crucificá-lo? Uma coroa feita de espinhos, mas por que espinhos? Na parábola do semeador vemos que a semente que caiu entre os espinhos não cresceu porque os espinhos a sufocaram.
A semente é a palavra e os espinhos representa o mundo, suas mentiras, suas pressões e dificuldades. O diabo virá em sua mente tentar sufocar a palavra de Deus com suas mentiras, sempre testando sua identidade. Mas você deve posicionar-se e manter sua mente e sua boca cheias das verdades do Senhor.
Seu estilo de vida é determinado pelo que você pensa, por uma filosofia de vida que você adotou e isso se exterioriza na maneira como você fala, se veste, etc. Percebe a diferença que existe entre um roqueiro e uma pessoa que gosta de pagode? São personalidades e estilos de vida completamente diferentes, tudo isso porque seguem uma linha de pensamento contrária.
O que tem saído da sua boca? O que tem passado pela sua mente?
Não deixe que o diabo sufoque as verdades do Senhor com seus espinhos. Você é filho de Deus, essa é sua identidade, então viva baseado nisso.
2° Nossa Identidade é Revelada pelo que Fazemos
Outro aspecto interessante que mostra quem nós somos são as obras que realizamos.
Se você pede para uma pessoa executar um serviço e ela o faz de maneira relaxada você já sabe como essa pessoa deve ser no dia-a-dia.
Jesus foi um homem que tinha poder e vida em suas mãos e através de suas obras foi visto pelos seus discípulos como o Filho de Deus.
Quais são as obras que você tem realizado? Quando alguém olha para um trabalho realizado por suas mãos o que ela pode dizer?
Saiba que em suas mãos foram colocados unção e vida do Senhor para curar, libertar e edificar o que o diabo tem destruído. Mas ele tentará fazer com você exatamente o que foi feito com Cristo, colocar cravos em suas mãos e te paralisar.
Não deixe que Satanás impeça você de ser ministro da parte do Senhor, pois em suas mãos Ele colocou poder, então use e ministre.
3° Nossa Identidade é Revelada por onde Andamos
Onde você tem colocado seus pés? Quais caminhos você tem andado?
Muitos cristãos não cometem mais os pecados que antes cometiam, não entram mais em barzinhos para beberem, fumarem ou praticarem pecados explícitos. Mas continuam frequentando esses lugares e dizem que é somente para tomar um suco ou fazer companhia para amigos.
Devemos ter cuidado com isso pois nossos caminhos revelam quem somos e o que ainda existe dentro de nós.
O diabo tentou paralisar Jesus pregando seus pés na cruz, mas isso não impediu que Ele continuasse pregando o evangelho, como fez com o ladrão que estava ao Seu lado, tudo isso porque Ele sabia quem era.
O diabo virá para pregar seus pés também e impedir que você de fato ande pelos caminhos que o Senhor estabeleceu.
Para onde você tem levado sua vida? Qual o rumo que você tem dado a ela? Saiba que os caminhos do Senhor são mais elevados dos que os nossos e sua identidade é revelada por eles.
4° Nossa Identidade é Revelada Através do que Temos em Nosso Interior
E por fim, nossa identidade é revelada pelo que sai de dentro de nós.
Logo após que Jesus morreu, os soldados perfuraram seu lado com uma lança e a Bíblia diz que saiu água e sangue. A água que limpa e o sangue que traz a vida e com isso foi comprovado que Ele realmente era o Filho de Deus.
O que tem saído do seu interior? A Bíblia diz que aqueles que crêem, do seu interior fluiria rios de águas vivas, você tem liberado essa água viva por onde você passa?
As pessoas ao seu redor são saciadas por essa água?
Esteja atento para esses 4 parâmetros pois eles revelam qual é sua identidade.
Se existe algum desses pontos na sua identidade que precisa de transformação, deixe que hoje o Senhor comece esse processo para que, somente assim você seja uma pessoa que exala a vida e o perfume de Cristo por onde passar.
Fonte: www.videiraitaquera.com.br

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Grande Família

Enquanto tivemos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Gálatas 6:10

   Nós temos uma semelhança que nos une de modo único, especial e inseparáveis: somos parte da família de Deus e nela somos irmãos em Cristo.
   Aqueles que fazem a vontade do Pai e que recebem a Jesus como Salvador são tudo para Ele, são a Sua família. É por eles que Ele morreu na cruz para perdoar os pecados e dar a salvação. Que amor mais profundo e verdadeiro do que este - amor de um Pai celestial que entregou o seu Filho e de um irmão que morreu por nós? Certamente, não há em lugar nenhum!
   A família é muito importante para Deus. Tanto a terrena, como a família na fé. Devemos respeitar e amar os nossos pais terrenos e amar os nossos irmãos da igreja, que são parte da nossa família celestial.
   Procure sempre orar pela sua família terrena e a celestial, para que todos possam se fortalecer nos caminhos do Senhor.

Fonte: Revista - Território Teen.
   

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - O Pão da Vida (João 6:32-35)

Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.
Jó 23:12

   Usamos a palavra "pão" para falar do alimento básico que mantém vivo o nosso corpo. Assim como os nossos corpos sentem fome de alimento, nossas almas sentem fome de perdão e paz. Só Jesus pode satisfazer a fome da sua alma. Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá salvá-lo até que você O receba como seu Salvador do pecado. Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar "alimentando" você espiritualmente mediante a Sua Palavra (Jó 23:12).

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Brilhante Estrela da Manhã

 "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas nas igrejas. Eu sou o famoso descendente de Davi. Sou a brilhante estrela da manhã" 
Apocalipse 22:16 

   Algumas vezes, bem cedo, pouco antes do amanhecer, uma estrela brilha com mais força do que todas as outras. Nós chamamos essa estrela de alto brilho (na verdade um planeta) de "estrela da manhã". Ela parece estar dando boas-vindas ao novo dia, nos dando a esperança de que a escuridão logo irá embora. Essa "estrela" continua brilhante mesmo depois do dia clarear e ter apagado o brilho de todas as outras. Jesus está dizendo: "Vou permanecer quando todos tiverem ido embora, e o que você receber de mim vai durar depois que tudo o mais no mundo tenha desaparecido". Jesus veio para as trevas deste mundo pecador para oferecer-nos a esperança do perdão e da Vida Eterna. Se você O conhece, não tem nada a temer. Quando esta vida terminar e a eternidade tiver começado, você irá viver para sempre com Ele.
   
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Raiz e a geração de Davi

 "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas nas igrejas. Eu sou o famoso descendente de Davi. Sou a brilhante estrela da manhã" 
Apocalipse 22:16 

   Ao descrever a Si mesmo em palavras, geralmente, usadas para explicar o lugar de um indivíduo em sua árvore genealógica, Jesus estava mostrando que Ele é tanto o ancestral original quanto o descendente do rei Davi. Desde que é impossível para um ser humano comum estar tanto na base quanto no alto de uma árvore genealógica, Jesus mostrou novamente que Ele é tanto Deus quanto homem. Na condição de "raiz" de Davi, Ele se revelou como existindo antes de Davi. Como "geração" de Davi, Jesus está indicando sua humanidade - Ele nasceu judeu, um descendente do rei Davi: Jesus é o Messias prometido, o Deus Homem.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

Os "EU SOU" de Cristo - O Alfa e o Ômega

Com a intenção de ajudar-nos a compreender os vários aspectos de Sua pessoa e obra, o Senhor Jesus ensinou, usando figuras de palavras, comparando-Se às coisas do dia a dia:

 "Eu sou o Alfa e o Ômega, Primeiro e o Último, Princípio e o Fim." 
Apocalipse 22:13  

   Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego, o A e o Z. Jesus estava dizendo que Ele é o começo e o fim, o Deus Filho, que sempre existiu. Ele se achava presente antes do mundo começar e continuará presente depois dele ter acabado. Foi Ele Quem criou todas as coisas: as galáxias, o mundo e tudo que nele foi criado, inclusive você e eu (João 1:1-3; Colossenses 1:15). Ele mantém todos os sistemas funcionando - órbitas, gravidade, marés, estações, dia e noite (Colossenses 1:16). Ao usar essa figura, Jesus nos lembra que Ele jamais nos abandonará. Estará conosco para sempre. Ele deve ter o primeiro lugar em nossas vidas.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Continue orando! Deus vai responder (Lucas 11:5-13)

Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam e a porta será aberta para vocês.
Lucas 11:9

   Jesus disse depois aos discípulos que nunca parassem de orar. Ele começou com uma história. O que você faria se um viajante batesse à sua porta tarde da noite? Não sobrou comida alguma e já é meia-noite. Você decide então ir à casa de um amigo e pedir-lhe que lhe empreste alguns pães. Quando bate, ele nem sequer atende, só grita: "Minha família e eu estamos deitados. Não nos importune agora". Mas, você não vai embora e continua batendo e pedindo. O amigo finalmente se levanta e lhe dá o pão.
   Ouça o que o Senhor Jesus disse em seguida: "peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate" (vv. 9,10). Deus sempre dará a você e a mim o que é melhor para nós, e não necessariamente o que desejamos. Algumas vezes Ele terá de responder "Não" ou "Espere". Mas, com frequência, a resposta será "Sim". Lembre-se apenas, Ele sempre sabe o que é melhor.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Jesus dá um modelo de oração - Mateus 6:9-13; Lucas 11:2-4

A seguir o Senhor Jesus disse: "Vocês devem orar assim". Ele deu então aos discípulos um modelo de oração para ajudá-los - e a nós - a aprender. Ela começa...

"Pai nosso, que estás nos céus". Jesus diz aos discípulos para chamar Deus de "Pai". Só alguém que é filho de Deus tem o direito de chamá-lo "Pai" (ou seja, aqueles que receberam Jesus Cristo como Salvador são filhos e filhas de Deus) - "Porém alguns creram Nele e O receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus." João 1:12.

"Santificado seja o teu nome". Logo em seguida, Jesus ora para que o nome de Deus seja "santificado" ou reconhecido como santo. Quando orar, procure ficar tranquilo e pensar na grandeza de Deus. A seguir, comece a sua oração glorificando o nome de Deus. 

"Venha o teu reino". Deus tem domínio sobre tudo. Neste momento, segundo o Seu plano, Ele está permitindo que Satanás opere na terra. Mas, esse poder de Satanás é limitado por Deus. Peça que Ele derrote Satanás na sua vida e que Deus reine em seu coração, de modo que se ajuste aos Seus propósitos.
Em virtude de Deus estar dando às pessoas oportunidades para escolher entre o que é certo ou errado, entre Ele e Satanás - as coisas não são perfeitas agora. Deus porém prometeu que um dia Ele irá prender Satanás - "Então vi descendo do céu um anjo que tinha nas mãos a chave do abismo e uma corrente pesada. Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanás, e o amarrou por mil anos. Então o anjo jogou o Diabo no abismo e trancou e selou a porta para que ele não enganasse mais as nações até terminarem os mil anos. Depois desses mil anos é preciso que ele seja solto por um pouco de tempo." Apocalipse 20:1-3 - e as coisas vão mudar. Ele vai estabelecer então o Seu maravilhoso reino na terra e viver entre nós como nosso Rei. Ele quer que Lhe digamos em oração que estamos realmente esperando com ansiedade por esse dia.

"Faça-se a tua vontade, assim na terra como no Céu." Quando o reino de Deus vier a esta terra, as coisas serão perfeitas. Então, finalmente, veremos a vontade de Deus feita completamente neste mundo, como já está sendo feita no Céu agora. Essa é uma época que devemos almejar e pela qual devemos orar. No entanto, devemos também orar mesmo agora, enquanto Satanás continua aqui para tentar-nos, para que Deus faça a Sua perfeita vontade em nossas vidas.

"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje." Você pode perguntar por que precisamos pedir o pão diário a Deus. Pode ser que você ou seus pais compram alimento para sua família, não é? São muitas as razões para fazermos esta oração. De um lado, se Deus não nos der a capacidade de trabalhar, não podemos pagar pelo alimento. Deus envia também o sol e a chuva para que a colheita cresça e esta precisa da proteção de Deus contra as tempestades, as secas e os insetos. Deus é verdadeiramente Aquele a quem devemos devemos buscar para podermos ter nosso pão diário - e a satisfação de nossas necessidades diárias.

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores." "Dívidas", neste caso, significa pecados. "Nossos devedores" são aqueles que fizeram coisas erradas contra nós. Quando agimos mal, queremos que Deus nos perdoe. Mas, você acha difícil perdoar alguém que o prejudicou? Jesus está dizendo aqui que Deus espera que você e eu perdoemos completamente a outros, da mesma forma que Ele nos perdoa. Quando você se sentir incapaz de perdoar alguém, pense em todos os erros que Deus perdoou você e peça que o ajude a perdoar outros.

"E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal." Podemos esperar tempos difíceis na vida. Jesus nos diz, porém, para orarmos que Deus nos poupará das provações. Devemos orar também para Deus nos livrar das coisas que possam levar-nos a pecar. Satanás nos tentará a fazer coisas erradas. Deus pode nos dar forças para impedir que nos deixemos envolver pelas tentações de Satanás. 

"Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém"! Este é um final maravilhoso para qualquer oração. Nosso Deus controla tudo. Só Ele tem poder para ajudar-nos a cada dia. E fará isso! Não importa o que aconteça, você e eu queremos que Deus tenha todo o louvor e honra.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Suas orações devem ser simples e sinceras (Mateus 6:7,8)

"Não fiquem repetindo o que vocês já disseram", ensinou o Senhor Jesus. "Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas". Mas ficar repetindo a mesma coisa, não é orar com o coração. E não é necessário: "Pois antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam."

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.


Passe tempo falando sozinho com Deus

Orar com outros é bom, mas não basta. Sua vida de oração deve incluir períodos particulares entre você e Deus. "Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." (Mateus 6:6).

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Deus não honra as orações ostentosas

Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam sua recompensa.
Mateus 6:5

   "Não sejam como os hipócritas", disse Jesus. Ele estava falando sobre aqueles que fingem ser bons quando estão em público. "Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros." Jesus os havia observado. Ele sabia que suas orações não eram sinceras e disse aos discípulos: "As pessoas podem ouvir essas orações, mas Deus não as ouve".
   Não se trata de Deus não querer que oremos em público. A oração pode ser uma parte muito importante no culto, no Estudo Bíblico, etc. Mas, quando oramos com outros, devemos ter a certeza de que estamos falando sinceramente com Deus e não só querendo impressionar os ouvintes.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.


Os discípulos aprendem a orar

Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.
Lucas 11:9

Mateus 6:5-13; Lucas 11:1-13

   Orar é falar com Deus. Você e eu podemos dizer a Deus quão grande Ele é. Podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e por outros. É possível conversar com Ele sobre as coisas que nos deixam tristes ou alegres. Podemos pedir que satisfaça as nossas necessidades e a dos membros da família, amigos, vizinhos e outros. O Senhor Jesus orava muito e costumava falar sobre a oração. Quando os discípulos quiseram aprender a orar, Ele ensinou o que deviam e o que não deviam fazer.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.