Introdução
Três cegos foram colocados diante de um elefante para que, através do toque, eles pudessem descobrir o que era que estava na frente deles.
O primeiro cego pegou na tromba do elefante e disse: “Isso é uma mangueira grande e flexível”
O segundo cego colocou as mãos na região da barriga do elefante e disse: “Que mangueira que nada, isso é uma grande bola”
O terceiro cego pegou no rabo do elefante e disse: “Vocês dois estão errados, isso é um espanador, pois é fino, comprido e tem pelos na ponta”
Qual dos cegos você diria que está certo? Não tem como afirmar pois cada um estava tirando uma conclusão acerca da “visão” que estavam tendo.
Muitos de nós somos assim, temos uma visão limitada acerca de quem Deus é, de quem nós somos e o que Ele espera que devemos fazer.
Precisamos ter uma visão clara no que diz respeito a nossa identidade em Cristo pois só assim teremos a certeza de que vamos cumprir a vontade de Deus para nós.
Palavra
João 18:33-38
“Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.”
Jesus, antes de iniciar seu ministério, foi testado em suas convicções. Vemos lá no deserto o Senhor sendo interrogado acerca de sua identidade e mais uma vez vemos a mesma interrogação, mas sempre Ele manteve sua firme convicção de identidade, Jesus tinha plena convicção de quem era.
Mesmo diante dos testes e provações, Ele permaneceu firme.
Assim como Jesus foi testado em sua identidade, nós também seremos e devemos tomar como base o posicionamento que o Senhor teve.
Satanás, durante toda nossa vida, nos atacará com suas mentiras e falácias, com o objetivo de deturpar e distorcer nossa visão acerca de quem Deus é e como Deus nos enxerga. Devemos estar atentos a essas investidas e permanecer sempre firmados na identidade de Cristo pois ela é nossa identidade, afinal, somos feitos imagem e semelhança do Senhor.
Quando você olha para si o que você enxerga? Uma pessoa pequena e insignificante? Uma pessoa problemática? Alguém sem capacidades e talentos? Se você está nessa posição, pare um instante e comece a perguntar ao Senhor o que Ele enxerga em você. Na Bíblia está escrito que em Cristo Jesus somos mais que vencedores, fomos criados a imagem e semelhança do Senhor e já fomos abençoados com todas as bênçãos do Senhor nas regiões celestes. Essa é sua identidade, firme-se nessa verdade.
Se você não tivesse valor algum, Ele não teria entre Sua própria vida por você.
Existem alguns parâmetros que podemos analisar em nossa vida para saber quem nós somos e onde nossa identidade está firmada:
1º Nossa Identidade é Revelada pelo que Pensamos
Você consegue perceber quem a pessoa é através de sua fala pois isso revela o que ela tem em seu coração.
Pessoas com conversas vazias e sem fundamento são pessoas sem identidade.
A mente é o primeiro lugar a ser trabalhado se você quer firmar a sua identidade em Cristo. Mas satanás tentará de todas as maneiras impedir com que a palavra do Senhor seja absorvida pela sua mente. Lembra-se o que foi colocado na cabeça de Jesus antes de crucificá-lo? Uma coroa feita de espinhos, mas por que espinhos? Na parábola do semeador vemos que a semente que caiu entre os espinhos não cresceu porque os espinhos a sufocaram.
A semente é a palavra e os espinhos representa o mundo, suas mentiras, suas pressões e dificuldades. O diabo virá em sua mente tentar sufocar a palavra de Deus com suas mentiras, sempre testando sua identidade. Mas você deve posicionar-se e manter sua mente e sua boca cheias das verdades do Senhor.
Seu estilo de vida é determinado pelo que você pensa, por uma filosofia de vida que você adotou e isso se exterioriza na maneira como você fala, se veste, etc. Percebe a diferença que existe entre um roqueiro e uma pessoa que gosta de pagode? São personalidades e estilos de vida completamente diferentes, tudo isso porque seguem uma linha de pensamento contrária.
O que tem saído da sua boca? O que tem passado pela sua mente?
Não deixe que o diabo sufoque as verdades do Senhor com seus espinhos. Você é filho de Deus, essa é sua identidade, então viva baseado nisso.
2° Nossa Identidade é Revelada pelo que Fazemos
Outro aspecto interessante que mostra quem nós somos são as obras que realizamos.
Se você pede para uma pessoa executar um serviço e ela o faz de maneira relaxada você já sabe como essa pessoa deve ser no dia-a-dia.
Jesus foi um homem que tinha poder e vida em suas mãos e através de suas obras foi visto pelos seus discípulos como o Filho de Deus.
Quais são as obras que você tem realizado? Quando alguém olha para um trabalho realizado por suas mãos o que ela pode dizer?
Saiba que em suas mãos foram colocados unção e vida do Senhor para curar, libertar e edificar o que o diabo tem destruído. Mas ele tentará fazer com você exatamente o que foi feito com Cristo, colocar cravos em suas mãos e te paralisar.
Não deixe que Satanás impeça você de ser ministro da parte do Senhor, pois em suas mãos Ele colocou poder, então use e ministre.
3° Nossa Identidade é Revelada por onde Andamos
Onde você tem colocado seus pés? Quais caminhos você tem andado?
Muitos cristãos não cometem mais os pecados que antes cometiam, não entram mais em barzinhos para beberem, fumarem ou praticarem pecados explícitos. Mas continuam frequentando esses lugares e dizem que é somente para tomar um suco ou fazer companhia para amigos.
Devemos ter cuidado com isso pois nossos caminhos revelam quem somos e o que ainda existe dentro de nós.
O diabo tentou paralisar Jesus pregando seus pés na cruz, mas isso não impediu que Ele continuasse pregando o evangelho, como fez com o ladrão que estava ao Seu lado, tudo isso porque Ele sabia quem era.
O diabo virá para pregar seus pés também e impedir que você de fato ande pelos caminhos que o Senhor estabeleceu.
Para onde você tem levado sua vida? Qual o rumo que você tem dado a ela? Saiba que os caminhos do Senhor são mais elevados dos que os nossos e sua identidade é revelada por eles.
4° Nossa Identidade é Revelada Através do que Temos em Nosso Interior
E por fim, nossa identidade é revelada pelo que sai de dentro de nós.
Logo após que Jesus morreu, os soldados perfuraram seu lado com uma lança e a Bíblia diz que saiu água e sangue. A água que limpa e o sangue que traz a vida e com isso foi comprovado que Ele realmente era o Filho de Deus.
O que tem saído do seu interior? A Bíblia diz que aqueles que crêem, do seu interior fluiria rios de águas vivas, você tem liberado essa água viva por onde você passa?
As pessoas ao seu redor são saciadas por essa água?
Esteja atento para esses 4 parâmetros pois eles revelam qual é sua identidade.
Se existe algum desses pontos na sua identidade que precisa de transformação, deixe que hoje o Senhor comece esse processo para que, somente assim você seja uma pessoa que exala a vida e o perfume de Cristo por onde passar.
Fonte: www.videiraitaquera.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário