segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Deus é por mim

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:31-32

   Porque Deus é amor, Ele me ama tal que qual sou se preocupa terna e fielmente com minha vida.
   Porque é soberano, Seu amor e benevolência são exercidos continuamente comigo. Sim, Ele encaminha todas as circunstâncias para o meu bem.
   Porque Deus é sábio, Ele sabe melhor que eu do que eu próprio necessito. 
   Porque Deus é luz, Ele ilumina os cantos escuros de minha vida para colocar as coisas em harmonia com o que Ele é.
   Porque Deus é onisciente (que conhece as coisas), sabe qual é a minha relação com Ele; conhece, pois, minhas necessidades interiores, meus problemas e dores muito antes que eu as sinta. 
   Porque é onipotente (que pode tudo), me protege em toda situação, pode me livrar das tentações, não importa de onde venham, e me fazer vencedor.
   Porque Deus é onipresente (está em toda parte ao mesmo tempo), está justamente ao lugar em que me encontro neste momento para me dizer: "Tenha ânimo, estou aqui e entendo sua dor; mas a calma, a paz e a alegria de que você necessita estão em mim. Sim estou do seu lado, bem pertinho."
   Porque Deus é misericordioso, dá sem exigir nada em troca, porém se alegra ao ver que eu reconheço e aprecio as bençãos com as quais Ele derrama sobre mim gratuita e abundantemente.

Fonte: Boa Semente - Devocional 2007

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Cura de Naamã

Porém, se vivermos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado.
1 João 1:7

Introdução: 2 Reis 5:1-15

   Só havia um meio de Naamã ser curado, ou purificado da lepra. E Deus só tem um meio de você ser purificado do seu pecado. Esse meio é o seu Filho perfeito, o Senhor Jesus. O Senhor Jesus tomou sobre si o castigo do seu pecado quando morreu na cruz. Enquanto pendia ali, Deus colocou sobre Ele todas as coisas erradas que você fez. Depois, Deus afastou-se de seu Filho. Eles ficaram separados pela primeira vez (Mateus 27:46). Castigo para o pecado é a separação de Deus. O Senhor Jesus sofreu voluntariamente essa separação para que você não tivesse de sofrê-la. O Senhor Jesus deu voluntariamente o seu sangue para que os seus pecados pudessem ser perdoados e você fosse purificado. A Bíblia diz que "o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado". Depois da Sua morte, Jesus foi sepultado, mas ao terceiro dia voltou a viver. Jesus está agora no Céu com o Pai, e quer vir e viver em você, limpando todo esse pecado. Deus preparou um meio para você não ter mais de ficar separado dele. Jesus é esse meio e só havia também um meio de Naamã ficar livre da lepra.
   Naamã ficou irado, pois tinha achado um absurdo mergulhar nas águas do rio Jordão e isso machucou o seu orgulho. Mas, quando os servos o encorajaram a tomar a decisão certa, Naamã se humilhou e seguiu as instruções do profeta de Deus. E, assim, Deus purificou Naamã da lepra. Deus também pode purificá-lo de todo o pecado.
   
Ao crer no caminho de Deus para a vida eterna, você não terá mais de enfrentar a separação dele por causa do seu passado. 

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Crescimento Espiritual

   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9

   Crescimento espiritual é o processo pelo qual nos tornamos mais e mais como Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Jesus, o Espírito Santo inicia o processo a fim de que nos tornemos mais parecidos com Jesus, fazendo com que tomemos Sua forma, nos “conformemos” à Sua imagem. O crescimento espiritual é talvez descrito da melhor forma em II Pedro 1:3-8, que nos diz que pelo poder de Deus Ele “...nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”
   Em Gálatas 5:19-23 encontramos duas listas. Gálatas 5:19-21 lista as “obras da carne”. Estas são as coisas com as quais nossas vidas se identificavam antes de confiarmos em Cristo para a salvação. As obras da carne são as atividades que devemos confessar, delas nos arrepender, e, com a ajuda de Deus, superar. Conforme experimentamos crescimento espiritual, cada vez menos as “obras da carne” estarão evidentes em nossas vidas. A segunda lista diz respeito ao “fruto do Espírito” (Gálatas 5:22-23). Com isto nossas vidas devem se identificar agora que experimentamos a salvação em Jesus Cristo. O crescimento espiritual se identifica pelo “fruto do Espírito” se tornando mais e mais evidente na vida de um crente.
   Quando ocorre a transformação da salvação, começa o crescimento espiritual. O Santo Espírito vem habitar em nós (João 14:16-17). Somos novas criaturas em Cristo (II Coríntios 5:17). A velha natureza é substituída por uma nova (Romanos capítulos 6 e 7). O crescimento espiritual é um processo que ocorre durante toda a vida, conforme estudamos e aplicamos a Palavra de Deus (II Timóteo 3:16-17), e andamos segundo o Espírito (Gálatas 5:16-26). Conforme buscamos o crescimento espiritual, podemos orar a Deus, pedindo a Ele por sabedoria nas áreas onde Ele deseja que nós cresçamos espiritualmente. Podemos pedir a Deus que nos ajude a aumentar nossa fé e conhecimento sobre Ele. Deus deseja que nós cresçamos espiritualmente. Deus nos deu tudo o que precisamos para experimentar crescimento espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos vencer o pecado mais e mais, e firmemente nos tornarmos mais e mais como nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Fonte: www.gotquestions.org

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Se você duvidar da sua salvação, será que isso significa que não é realmente salvo?

   Todo mundo tem dúvidas ocasionais. Ter ou não dúvidas não é o que determina se você é um cristão. Mesmo quando um crente é infiel, Deus é fiel (2 Timóteo 2:13). Deus quer que sejamos confiantes em nossa salvação (Romanos 8:38-39, 1 João 5:13). Deus promete que todo aquele que crê em Jesus Cristo será salvo (João 3:16, Romanos 10:9-10). Todos nós temos pecado e carecemos da glória de Deus (Romanos 3:23). Como resultado, merecemos a morte e uma eternidade longe de Deus (Romanos 6:23). No entanto, Deus nos amou o suficiente para morrer em nosso lugar, sofrendo em nosso favor o castigo que merecíamos (Romanos 5:8). Como resultado, todos aqueles que creem são salvos e estão eternamente seguros.
   Às vezes duvidar é uma coisa boa. Paulo nos diz em 2 Coríntios 13:5: "Examinem-se para ver se vocês estão na fé." Devemos testar a nós mesmos para termos certeza de que Jesus é verdadeiramente o nosso Salvador e que o Espírito Santo realmente reside em nós. Se Ele for, não podemos de forma alguma perder a salvação que Cristo obteve para nós (Romanos 8:38-39). Se Ele não for, então talvez o Espírito Santo esteja nos convencendo do pecado e encorajando-nos ao arrependimento e reconciliação com Deus através de Cristo. A garantia da nossa salvação vem do conhecimento de que uma vez que estamos em Cristo, somos eternamente seguros. No entanto, uma genuína fé salvadora é evidencia
da por suas obras (Tiago 2:14-26) e o fruto do Espírito em nós (Gálatas 5:22). A falta desta evidência pode às vezes ser a causa de nossas dúvidas.

Fonte: www.gotquestions.org