terça-feira, 29 de outubro de 2013
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Jesus é o Único que pode perdoar nossos pecados
Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.
Jeremias 17:9
Introdução Gênesis 4:1-16
A recusa de Caim em aceitar a vontade de Deus o levou a assassinar o irmão Abel. Se Caim mudasse a sua atitude, cresse em Deus e obedecesse às Suas ordens, tudo estaria bem. O que ele devia fazer era trazer a oferta que Deus tinha exigido - um cordeiro perfeito.
Deus providenciou um meio de perdoar e resolver o problema de Caim. E Ele é o único que pode fazer o mesmo com os seus e os meus pecados. Muitos anos depois da morte de Caim, a promessa de Deus (Gênesis 3:15) de enviar o Salvador cumpriu-se. O Senhor Jesus, o Filho Único de Deus, veio do Céu para a terra a fim de morrer numa cruz para salvar-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz que "sem derramamento de sangue não há remissão" (Hebreus 9:22b).
Quando o Senhor Jesus morreu, Ele derramou o Seu sangue para você e eu podermos ser perdoados. Depois de sepultado, Ele ressuscitou no terceiro dia. Jesus, o Salvador que Deus prometeu enviar, é o Único que pode perdoar nossos pecados. A única maneira de Caim poder ter seus pecados perdoados era mudando a sua atitude, crendo em Deus e se aproximando de Deus da maneira que Ele exigia.
O pecado sempre causa tristeza e tem de ser punido, mas Deus preparou um meio para nos perdoar.
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Salomão edifica o templo
Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.
1 Crônicas 29:12
Introdução: 1 Crônicas 28:10 - 29:20; 2 Crônicas 2:1 - 7:11
O rei Davi deu a Salomão a tarefa de construir um templo para Deus (1 Crônicas 28:10-11). Como seu pai, Salomão queria construir um templo para honrar a Deus pelo o que Ele tinha feito (1 Crônicas 29:11-17).
Davi deu a Salomão planos detalhados, assim como ouro e outros materiais para ajudar na construção do templo (1 Crônicas 28:11-19; 29:1-2).
Salomão sensatamente reuniu um grande grupo de trabalhadores e escreveu a Hirão, rei de Tiro, para pedir sua ajuda (2 Crônicas 2:3-10). Os israelitas também ofereceram voluntariamente os seus serviços (1 Crônicas 28:21; 29:7-9).
Salomão começou a construir o lindo templo (2 Crônicas 3:1 - 4:22). Quando terminou, a arca foi levada para o Santo dos Santos (2 Crônicas 5:1-10).
Deus deu a Salomão a habilidade e a força que necessitava para construir o templo. Salomão completou a tarefa e se esforçou ao máximo. Se Jesus é Seu Salvador, Deus vai lhe dar habilidade e força para fazer qualquer trabalho que você precisar. Você pode ser forte e corajoso, porque Deus irá ajudá-lo a terminar o mesmo (1 Crônicas 28:20). Quer sua tarefa seja limpar a casa, fazer lição ou comprar pão, Deus quer ajudar você.
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
A desobediência de Saul
Moisés disse ao povo: -Hoje o SENHOR, nosso Deus, está mandando que vocês obedeçam a esses mandamentos; portanto, cumpra as suas leis com todo o coração e com toda a alma.
Deuteronômio 26:16
Introdução: 1 Samuel 15:1-35
O profeta Samuel transmitiu ao rei Saul a ordem de Deus para que Israel destruísse os perversos amalequitas. Obedecendo a ordem do Senhor, o rei reuniu um grande exército e perseguiu os amalequitas.
Depois de uma dura batalha, Saul e seu exército destruíram o povo e tudo que consideraram sem valor; mas conservaram o rei Agague e os melhores animais.
Quando Deus contou a desobediência de Saul, Samuel ficou muito triste e clamou ao Senhor a noite inteira em favor do rei.
O rei construiu um monumento para celebrar a sua vitória. E disse orgulhosamente a Samuel que tinha cumprido a ordem do Senhor. Porém, Samuel o repreendeu por não ter obedecido completamente.
Assim, Samuel explicou a Saul a tremenda importância da obediência completa. E por causa da desobediência, Deus o rejeitou como rei do Seu povo.
Deus espera de Seus filhos obediência de uma forma humilde. Portanto, obedeça ao Senhor completamente, e assim, Ele não te rejeitará.
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Ananias e Safira mentem a Deus
Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
Gálatas 6:7
Introdução: Atos 4:32 até 5:14
À medida que Deus trabalhava em seus corações, os crentes em Jerusalém compartilhavam seus bens uns com os outros. E isso permitiu que os apóstolos falassem da ressurreição de Jesus com grande poder.
Alguns cristãos venderam terras ou propriedades, dando o dinheiro para os apóstolos distribuírem aos necessitados. Ananias e Safira venderam uma propriedade. Ansiosos por elogios, planejaram dar somente uma parte do pagamento, enquanto dizem que estavam dando tudo.
Por causa do seu desejo de parecerem generosos, Ananias e Safira planejaram mentir deliberadamente. Em seu coração eles sabiam que estavam pecando contra Deus, mas pensavam que conseguiriam escapar de algum modo. Não compreenderam que ao mentir para os crentes estavam mentindo para Deus e prejudicando a igreja.
Por mentirem, os dois caíram mortos. Vendo a severa disciplina de Deus sobre Ananias e Safira por tentarem enganá-lO, todos que souberam disso ficaram com muito medo.
Não pense que você pode enganar a Deus e fugir da Sua disciplina. Deus vê o seu coração e sabe como você é por dentro. Ele espera que seus filhos sejam sinceros - O que Tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a Tua sabedoria" Salmo 51:6.
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Quatro jovens fiéis a Deus são provados
Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.
1 Timóteo 6:11
Introdução: Daniel 1
Quando o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém, ordenou aos seus comandantes que trouxessem de volta jovens fortes, sadios e inteligentes das famílias reais. Esses jovens deveriam receber alimentação real e treinamento especializado. Os jovens eram Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Aspenaz (servo do rei), lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
O rei queria que os jovens recebessem o mesmo alimento e bebida que ele comia e bebia. Porém o rei costumava oferecer seus alimentos a um deus pagão. Por isso, Daniel preferiu não comer aquilo que sabia que iria desagradar a Deus. Então o jovem solicitou uma prova de dez dias, comendo apenas vegetais e tomando água. Se no fim dos dez dias, ele e seus amigos não ficassem parecidos com outros jovens que comiam a comida do rei, Aspenaz poderia fazer o que quiser com eles.
Passaram dez dias, e os jovens estavam mais fortes e mais sadios do que os outros que comiam a comida do rei. Assim, tiveram permissão para continuar sua dieta durante três anos.
Deus honrou Daniel e seus amigos, permitindo que eles servissem diante do rei, que repetidamente comprovou que eram mais sábios do que qualquer outro em seu reino.
Deus dá aos que creem nEle a força necessária para ter uma vida pura. Mantenha a sua vida livre das coisas que possam prejudicá-lo e contaminá-lo. Faça como Daniel e seus amigos que procuraram manter uma vida pura e dedicada a Deus, fugindo das coisas que podiam prejudicar seus corpos, e Deus o recompensará.
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Alegre-se no Senhor mesmo nas dificuldades
Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!
Filipenses 4:4
Introdução: Atos 16:16-40
Paulo e Silas se alegraram enquanto estavam na prisão. Ali, eles viram cercados pela escuridão, com as costas sangrando e os pés apertados em grossos pedaços de madeira. Como teria sido fácil para os dois homens reclamarem e se queixarem! Mas, não fizeram isto.
Deus permitiu que passassem dificuldades para que o carcereiro e sua família pudessem ser salvos. Você não sabe qual o propósito de Deus ao permitir que atravesse situações difíceis. Você talvez não compreenda a razão por que Ele nem sempre remove o problema.
Quando tiver de enfrentar um problema pense em duas coisas:
- Lembre-se de algo que Deus tenha feito por você (Ele o salvou; Ele supre as suas necessidades; Ele o ajudou em outros problemas); de alguma verdade contida na Bíblia (Jeremias 29:11; Hebreus 13:5) ou em algo sobre Deus (Ele é Todo-Poderoso; está no controle de tudo; quer o melhor para você).
- Alegre-se no Senhor; agradeça a Ele pelo que lembra sobre Ele, ou cante um cântico de louvor a Ele. Você vai enfrentar muitos problemas nesta vida, mas pode aprender a alegrar-se sempre no Senhor. Ao ouvir Paulo e Silas se alegrarem, o carcereiro quis aprender sobre Jesus.
Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
A Bíblia, um Tesouro!
Quem esteve atento à sua palavra e a ouviu?
A Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração.
Jeremias 23:18; 15:16
Há muitos anos, um vendedor de livros cristãos vendeu uma Bíblia em uma aldeia polaca. Três anos mais tarde, ao voltar ali, teve a alegria de encontrar cerca de duzentas pessoas que, tão somente lendo a Palavra de Deus, receberam Jesus como Salvador. Como só possuíam um exemplar do precioso livro, tiveram a ideia de tirar a capa e dividir a Bíblia em numerosas porções, que passavam uns para os outros, a fim de que todos pudessem aproveitar. Muitas páginas foram copiadas e outras memorizadas.
Como o vendedor ignorava tal fato, propôs que os aldeões se reunissem para recitar alguns versículos importantes. E para sua surpresa, várias porções foram faladas de cor. Como o jovem Samuel, aquele povo apreciava grandemente a palavra de Deus (1 Samuel 3:19).
Podemos afirmar como Davi, autor do Salmos 119: "Escondi a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (v. 11)? "Oh! Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar!" (v. 103). Nós que temos a Bíblia, será que a lemos? Ao menos cremos que ela é a Palavra de Deus? E, se cremos, será que nossa vida está de acordo com a mensagem que ela traz?
Fonte: Boa Semente - Devocional 2007
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
A importância de ir à igreja
A Bíblia nos diz que precisamos ir à igreja para que possamos adorar a Deus com outros crentes e ser instruídos em Sua Palavra para nosso crescimento espiritual (Atos 2:42; Hebreus 10:25). A igreja é o lugar onde os crentes podem amar uns aos outros (I João 4:12), exortar uns aos outros (Hebreus 3:13), “estimular” uns aos outros (Hebreus 10:24), servir uns aos outros (Gálatas 5:13), instruir uns aos outros (Romanos 15:14), honrar uns aos outros (Romanos 12:10) e ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32).
Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar presentes (I Coríntios 12:14-20). Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26). Por estes motivos, a freqüência à igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A freqüência semanal à igreja não é obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo de adorar a Deus, aprender Sua Palavra e ter comunhão com outros crentes.
Fonte: www.gotquestions.org
Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar presentes (I Coríntios 12:14-20). Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26). Por estes motivos, a freqüência à igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A freqüência semanal à igreja não é obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo de adorar a Deus, aprender Sua Palavra e ter comunhão com outros crentes.
Fonte: www.gotquestions.org
Assinar:
Postagens (Atom)