terça-feira, 26 de novembro de 2013

Criação - Evolução: A Ordem nos informa que existe um Criador

   No princípio, criou Deus os céus e a terra.
(Gênesis 1:1)

   Nosso sistema solar foi comparado a um relógio exato (embora seja certamente muito mais maravilhoso e complexo do que qualquer coisa feita pelo ser humano). Você já viu o interior de um relógio? Ele contém muitas peças - engrenagens, molas, e outras coisas. Cada peça serve a um propósito especial; cada peça é necessária para que o instrumento funcione perfeitamente. Os relógios são feitos para funcionar com precisão, mantendo o horário exato, contando os segundos, minutos e horas, dia após dia, ano após ano. 
   Os relógios foram feitos por acaso? Não! É preciso inteligência e habilidade para fabricar um relógio, fazer as peças e reuni-las em ordem. Imagine se todas as peças de um relógio fossem espalhadas pelo chão de uma joalheria. De repente, há uma grande explosão. Seria possível que todas as peças do relógio se juntassem pela explosão para fazer um relógio que funcionasse perfeitamente? Nunca! As explosões destroem; elas criam desordem e não ordem.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Criação - Evolução: Deus estabeleceu o Tempo

Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
Gênesis 1:14

   Quando Deus criou os céus e a terra, o tempo começou. Um dos propósitos para o qual Ele projetou as estrelas, os planetas e o nosso sol e lua, foi ajudar a humanidade a manter uma noção do tempo (Gênesis 1:14). Quando a Terra e outros planetas em nosso sistema solar circulam ao redor do sol (uma estrela), e quando a lua circunda a Terra - tudo em ordem perfeita e previsível, o dia e a noite, as estações e os anos vêm e vão, de acordo com um plano perfeito e regular. Os movimentos ordenados do sol, lua, planetas e outros corpos celestiais são completamente confiáveis. Com base nesses movimentos, fabricamos relógios para nos ajudar a registrar o passar dos segundos, minutos e horas por dia.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

Criação - Evolução: Deus criou o Universo

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Salmo 19:1

   Os céus realmente declamam a glória de Deus! Em nossa galáxia existem, talvez, cem bilhões de estrelas - e isso só na nossa. Os cientistas calculam que pode haver cerca de cem bilhões de galáxias no universo! De onde vêm essas estrelas incontáveis? Deus as criou! Gênesis 1:1 afirma que "no princípio criou Deus os céus e a terra." Os céus e a terra são "obras" de Deus. Ele os criou do nada, dando-lhes ordem e propósito.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Jovem Rico

Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe.
Isaías 64:6

Introdução: Marcos 10:17-27.

   A maioria das pessoas nos dias de Jesus pensava que as riquezas terrenas significavam as bençãos de Deus. A declaração de Jesus mostra que a riqueza, em vez de garantir a entrada no reino de Deus, pode ser, na verdade, um impedimento.
   O jovem rico estava buscando a Vida Eterna mediante as boas obras que fazia. Mas, bem no íntimo, ele dava mais valor às suas riquezas do que ao seu relacionamento com Deus. Não é errado possuir bens materiais. Mas a riqueza dele o cegou para a sua verdadeira necessidade: ele tinha de reconhecer que era pecador antes de ganhar a Vida Eterna.
   Pouco depois daquela discussão, Jesus morreu na cruz, derramando o Seu sangue em pagamento do pecado. Visto que Ele era o Filho de Deus, perfeito e sem pecado, não estava pagando pelo Seu próprio pecado, ficando afastado de Deus por toda a eternidade. Depois de receber o castigo que era nosso, Jesus voltou à vida. Reconheça o seu pecado e creia que Jesus é o único meio de receber a Vida Eterna. Não se engane, pensando que pode chegar ao Céu fazendo boas obras. O jovem rico queria a Vida Eterna, mas permitiu que a importância de suas riquezas impedisse que ele reconhecesse a sua necessidade.
   Se você sabe que pecou e crê que o Senhor Jesus morreu na cruz para pagar pelos seus pecados, você pode ter a certeza de receber a Vida Eterna. Fazer boas ações é importante, mas não pense que só por causa que você faz isso terá a Vida eterna. Para obtê-la, não depende do que a pessoa faz, mas da sua disposição de crer em Deus.

Observação de Marcos 10:18 - "Jesus respondeu: - Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém."

   O termo bom se refere à perfeição. Jesus estava experimentando o entendimento do jovem sobre Quem Ele realmente é - o perfeito, o santo, Deus na carne.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sábado, 16 de novembro de 2013

A Parábola do Filho Pródigo

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Romanos 2:4

Introdução: Lucas 15:11-32.

   Um homem rico tinha dois filhos. Certo dia, o mais moço exigiu a sua herança para que pudesse ser independente. O pai atendeu o pedido do filho e este viajou para um país distante, onde gastou tudo o que tinha. Naquele lugar houve fome, e o rapaz começou a passar necessidades. O único trabalho que conseguiu encontrar foi alimentar porcos. Faminto, ele queria comer o que os porcos comiam. Porém, ele compreendeu que estava pecando contra Deus e seu pai, então decidiu voltar para casa e pedir para trabalhar como empregado.
   Enquanto o rapaz ainda estava a certa distância, o pai correu ao encontro dele. Assim, o filho confessou o seu pecado e indignidade ao alegre pai, e este mostrou plena aceitação e perdão. Então, ele celebrou a volta do filho amado.
   Assim como aquele pai que ansiava que o filho que tanto amava voltasse para ele, Deus também quer que você se afaste dos seus caminhos errados e volte para Ele. O Senhor enviou Jesus Cristo para receber o castigo por nós, afim de que sejamos salvos. A Bíblia diz que a bondade de Deus deve levar você ao arrependimento (Romanos 2:4). Portanto, arrependa-se dos seus pecados e confesse a Deus. Ele está esperando por você do mesmo modo que o pai, da parábola, estava esperando o filho e se alegrou.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Vale a pena agir certo

Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
Gálatas 6:9

Introdução: Salmo 73.

   Asafe estava desanimado, pois ele pensava que as pessoas más eram abençoadas mesmo praticando o mau, enquanto ele que fazia o bem, sofria. Mas ele decidiu procurar a ajuda de Deus e dizer a Ele o que estava sentindo. Assim, ele compreendeu que os maus serão destruídos e esquecidos, por causa de suas atitudes. Deus mostrou a Asafe que mais tarde ele se alegraria por ter decidido agir corretamente.
   Asafe, finalmente viu que agir certo vale a pena; ele viu que seu relacionamento com Deus era o seu bem mais precioso. 
   Não importa o que os outros façam, Deus quer que você, como Seu filho, lembre-se de que agir certo sempre vale a pena. Quando parecer mais fácil mentir, roubar ou fazer qualquer outra coisa que não é correta, converse com Deus e conte como se sente. Deus lhe dará forças para fazer o que é certo.
   Tudo o que você planta, futuramente você colherá. Portanto, faça sempre o que é certo e Deus o recompensará pela sua obediência.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Extraindo lições de Obadias

Introdução: Obadias 1:1-21.

   A mensagem de Obadias continua viva atualmente. Devemos nos lembrar de não sermos orgulhosos a ponto de rirmos do sofrimento alheio. O orgulho nos levará à ruína.

Lições eternas de Obadias:
  • Edom sentia-se livre do juízo de Deus por causa de seu monte fortaleza, Petra. Porém, não há lugar na terra onde Deus não possa julgar o seu orgulho (vv.3,4).
  • Não confie na sabedoria humana para enfrentar a vida; você precisa da sabedoria de Deus (v. 8).
  • Deus irá sempre julgar as suas atitudes erradas em relação a Ele e a outros. O mal que você fizer a outras pessoas, lhe será, geralmente, retribuído da mesma forma (v.15).
Porque o Dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.
Obadias 1:15.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

As palavras de Jesus na cruz

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente.
Colossenses 3:16

  1. Palavras de perdão: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).
  2. Palavras de salvação: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43).
  3. Palavras de consolo: "Ora, Jesus... disse à sua mãe, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe" (João 19:26-27).
  4. Palavras de sofrimento: "Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactani? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Marcos 15:34).
  5. Palavras de obediência: "Jesus... para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede" (João 19:28).
  6. Palavras de triunfo: "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado" (João 19:30).
  7. Palavras de confiança: "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46).
Vede ali na cruz cravado
meu Jesus, o Salvador;
vede que prova tem dado
de Seu Celestial amor.

Fonte: Boa Semente - Devocional 2007.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Emergência!!!!!!!!!! (Repassando)

Em um dia de chuva,
houve um acidente e 12 pessoas foram feridas, um homem que estava passando, quando chegou perto gritou:
- Socorro chamem a ambulância há muitas pessoas feridas!
Quando as 12 vítimas chegaram no hospital elas já estavam sendo atendidas. Enquanto isso, dois médicos estavam pensando no que iriam fazer, até que um deles disse: 
- Mostre para mim a lista de todos os ferimentos dessas 12 pessoas.
- Está aqui, leia:


Lista de ferimentos


1ª vítima está ansiosa e impaciente;
2ª vítima está preocupada com dinheiro;
3ª vítima está com medo;
4ª vítima está se sentindo solitária;
5ª vítima está angustiada e sofrendo;
6ª vítima está enfrentando uma situação de doença terminal;
7ª vítima está passando por uma situação de desgraça total;
8ª vítima está precisando de orientações;
9ª vítima está se sentindo culpada;
10ª vítima está com raiva;
11ª vítima está com inveja;
12ª vítima está cansada e desanimada

  Depois de ver a lista de ferimentos que seu colega mostrou, o médico escreveu uma lista de remédios:


Lista de remédios


1ª vítima - Ler Salmo 13; 37.3-5; Mateus 6.25-34; Romanos 5.3-5; Filipenses 4.6-7; Tiago 5.7-11; 1 Pedro 5.6-7;                                                    

2ª vítima - Ler Eclesiastes 5.10; Mateus 6.19-21; 1 Timóteo 6.6-10; Hebreus 13.5-6.

3ª vítima - Ler Salmo 4.8; Isaías 41.13; Lucas 8.22-25; João 14.27; 16.33; Romanos 8.1,31-39.

4ª vítima - Ler Salmo 10.12-14; 25.16-18; 68.4-6; 146; Mateus 28.20; João 14.18-19; 1 Pedro 5.7.

5ª vítima - Ler Mateus 5.4; Romanos 8.31-39; 2 Coríntios 1.3-6;4.16-18; 12.7-10; Tiago 1.2-4; Apocalipse 2.10

6ª vítima - Ler Salmo 23; Romanos 8.18-30; 2 Coríntios 5.1-10.

7ª vítima - Ler Jó 1.13-22; Isaías 55.8-9; Romanos 8.28

8ª vítima - Ler Salmo 16; 25.4-10; 32.8; 119.105; Isaías 30.21.

9ª vítima - Ler Salmo 32; 51; 130; Isaías 1.18; Lucas 15; João 6.37; 1 João 1.8; 2.2

10ª vítima - Ler Mateus 5.44-48; Romanos 12.17-21; 1 Coríntios 13; Colossenses 3.12-17; Tiago 1.19-20.

11ª vítima - Ler Salmo 49.16-20; Tiago 3.13-18.

12ª vítima - Ler Salmo 34.15-22; Isaías 40.25 -31; Mateus 11.28-30; Hebreus 12.1-3

  Depois que os pacientes tomaram seus remédios, foram curados rapidamente. 

Moral da história: Leia a Bíblia, lá tem tudo que precisamos saber.
Observação: Pode ser que você não esteja passando por nenhuma dessas situações agora, mas é sempre bom ler pelo menos algumas dessas passagens, principalmente, para ter um conhecimento sobre determinado assunto, que futuramente você pode usar para se defender (quando estiver em uma batalha espiritual).

Criado por: Raquel

Quem criou Deus? De onde veio Deus?

"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus."
Salmo 90:1-2



   O ateísta Bertrand Russel escreveu em seu livro “Por que não sou um Cristão” que, se é verdade que todas as coisas precisam de uma causa, então Deus também precisa de uma causa. A partir daí ele concluiu que se Deus precisava de uma causa, então Deus não era Deus (e se Deus não é Deus, então, logicamente, não há Deus). Esta foi simplesmente uma forma um pouco mais sofisticada da pergunta infantil: “Quem criou Deus?” Até uma criança sabe que as coisas não surgem do nada, então se Deus é uma “coisa”, então Ele deve também deve ter uma causa, certo?
   A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e depois pergunta que lugar seria este. A resposta é que nem a própria pergunta tem sentido. É como se perguntássemos: “Como é o cheiro do azul?” Azul não está na categoria de coisas que têm cheiro, então a pergunta é, em si, errônea. Da mesma forma, Deus não se encontra na categoria de coisas que são criadas ou que vêm a existir, ou são causadas. Deus é “não-causado” e “não-criado”: Ele simplesmente existe.
   Como sabemos disso? Bem, sabemos que do nada, nada pode surgir. Então, se alguma vez já houve um tempo em que não existia absolutamente nada, então nada jamais viria a existir. Mas as coisas existem. Por isso, uma vez que nunca pode ter havido o nada absoluto, alguma coisa deve ter sempre existido. Esta coisa que sempre existiu (Isaías 57:15) é o que chamamos Deus. Leia Salmo 90:1-2.


Fonte: www.gotquestions.org

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ele vem

Eis que vem como as nuvens... Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, o que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:7-8

   Jesus breve virá, não tardará. Essa promessa se cumprirá na época atual, o período cristão. O Senhor é paciente com uma humanidade que está correndo ao encontro do juízo. Ele nos ordena a esperá-Lo a todo o momento e convida Seus discípulos a fazer o mesmo que os servos que aguardavam seu senhor, ainda que tenham de esperar por toda a noite (Lucas 12:38).
   Reconheçamos que a expectativa da vinda do Senhor têm diminuído em nosso espírito. Sem duvidar, pensamos pouco nela porque temos nos tornado mornos.
   Todos os apóstolos mencionavam a vinda do Senhor em suas epístolas. Às vezes, falam de Sua vinda para estabelecer o reino. Estes dois acontecimentos estão ligados, mesmo que ocorram com alguns anos de intervalo.
   O cristão fiel não espera um evento, mas, sim, uma pessoa: o Senhor Jesus que foi humilhado e desprezado nesse mundo. O autor de Apocalipse O apresenta como o único digno de levar a cabo o cumprimento dos propósitos de Deus. A alma redimida O considera em Sua glória como Noivo da Igreja, como o Vencedor sobre todos os rebeldes, o supremo Juiz que assegura: "Eu venho logo!" Ao que que respondemos: "Amém! Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:1,12,20).

Fonte: Boa Semente (devocional 2007).