quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O verdadeiro sentido do Natal

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:8

   O verdadeiro significado do Natal é o amor. João 3:16-17 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." O verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível.
   A verdadeira história do Natal é a história de Deus se tornando um ser humano na Pessoa de Jesus Cristo. Por que Deus fez isso? Porque Ele nos ama! Por que o Natal foi necessário? Porque precisávamos de um Salvador! Por que Deus nos ama tanto? Porque Ele é o próprio amor (1 João 4:8). Por que celebramos o Natal a cada ano? Como gratidão pelo que Deus fez por nós, lembramo-nos do Seu nascimento através da troca de presentes, quando o adoramos e ao sermos especialmente conscientes dos pobres e dos menos afortunados.
   O verdadeiro significado do Natal é o amor. Deus amou os Seus e forneceu uma maneira -- a única maneira -- para passarmos a eternidade em Sua presença. Ele deu o Seu único Filho para carregar em nosso lugar a punição por nossos pecados. Jesus pagou o preço por completo e, quando aceitamos esse dom gratuito do amor, somos livres da condenação. "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8).

Fonte: www.gotquestions.org

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Para refletir - Romanos 13:8-10

8 Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. 9 Os seguintes mandamentos: "Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice" - esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: "Ame os outros como você ama a você mesmo." 10 Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Atraso...

   Olá, peço desculpas por não postar nada durante alguns dias, eu estava viajando e não tinha internet. Mas não desanimem, vou prosseguir com o estudo sobre a teoria da evolução.
   Obrigada pela atenção e que Deus abençoe vocês!
 
Raquel
 
 
 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Criação - Evolução: Como os Evolucionistas explicam o Universo

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Salmo 19:1

   A ordem nunca surge do caos ou da desordem. No entanto as pessoas que creem na evolução, dizem que tudo que há nos céus - todo o universo! - não foi criado por Deus, mas surgiu como resultado de uma grande explosão. Esta ideia, a mais popular dentre várias sugeridas pelos evolucionistas, para explicar como o universo veio a existir, é chamada de teoria do big bang.
   Segundo essa teoria, há bilhões de anos, toda energia e matéria no universo foi compactada em uma enorme bola, ou "ovo cósmico". É claro que ninguém sabe de onde veio toda a matéria que formou esse imaginário ovo cósmico, ou como essa matéria foi comprimida. Os evolucionistas não querem enfrentar a pergunta: "de onde veio a matéria?" Eles dizem apenas que a imensa bola de energia e matéria estava lá. E então por alguma razão desconhecida, o ovo cósmico explodiu com um "bang" enorme, criando hidrogênio. Podemos dizer que eles acreditam que "no princípio era o hidrogênio".
   Os evolucionistas imaginam que, com o passar de bilhões de anos, a matéria gasosa, atirada a bilhões de quilômetros no espaço, começou a juntar-se em nuvens de hidrogênio. Esses bilhões de massas de nuvens individuais foram ficando cada vez menores e mais quentes. Após bilhões ou milhões de anos, essas massas de gás comprimido ficaram tão quentes que se tornaram estrelas. 

Fontes: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Criação - Evolução: A Ordem nos informa que existe um Criador

   No princípio, criou Deus os céus e a terra.
(Gênesis 1:1)

   Nosso sistema solar foi comparado a um relógio exato (embora seja certamente muito mais maravilhoso e complexo do que qualquer coisa feita pelo ser humano). Você já viu o interior de um relógio? Ele contém muitas peças - engrenagens, molas, e outras coisas. Cada peça serve a um propósito especial; cada peça é necessária para que o instrumento funcione perfeitamente. Os relógios são feitos para funcionar com precisão, mantendo o horário exato, contando os segundos, minutos e horas, dia após dia, ano após ano. 
   Os relógios foram feitos por acaso? Não! É preciso inteligência e habilidade para fabricar um relógio, fazer as peças e reuni-las em ordem. Imagine se todas as peças de um relógio fossem espalhadas pelo chão de uma joalheria. De repente, há uma grande explosão. Seria possível que todas as peças do relógio se juntassem pela explosão para fazer um relógio que funcionasse perfeitamente? Nunca! As explosões destroem; elas criam desordem e não ordem.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Criação - Evolução: Deus estabeleceu o Tempo

Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
Gênesis 1:14

   Quando Deus criou os céus e a terra, o tempo começou. Um dos propósitos para o qual Ele projetou as estrelas, os planetas e o nosso sol e lua, foi ajudar a humanidade a manter uma noção do tempo (Gênesis 1:14). Quando a Terra e outros planetas em nosso sistema solar circulam ao redor do sol (uma estrela), e quando a lua circunda a Terra - tudo em ordem perfeita e previsível, o dia e a noite, as estações e os anos vêm e vão, de acordo com um plano perfeito e regular. Os movimentos ordenados do sol, lua, planetas e outros corpos celestiais são completamente confiáveis. Com base nesses movimentos, fabricamos relógios para nos ajudar a registrar o passar dos segundos, minutos e horas por dia.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

Criação - Evolução: Deus criou o Universo

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Salmo 19:1

   Os céus realmente declamam a glória de Deus! Em nossa galáxia existem, talvez, cem bilhões de estrelas - e isso só na nossa. Os cientistas calculam que pode haver cerca de cem bilhões de galáxias no universo! De onde vêm essas estrelas incontáveis? Deus as criou! Gênesis 1:1 afirma que "no princípio criou Deus os céus e a terra." Os céus e a terra são "obras" de Deus. Ele os criou do nada, dando-lhes ordem e propósito.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Jovem Rico

Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe.
Isaías 64:6

Introdução: Marcos 10:17-27.

   A maioria das pessoas nos dias de Jesus pensava que as riquezas terrenas significavam as bençãos de Deus. A declaração de Jesus mostra que a riqueza, em vez de garantir a entrada no reino de Deus, pode ser, na verdade, um impedimento.
   O jovem rico estava buscando a Vida Eterna mediante as boas obras que fazia. Mas, bem no íntimo, ele dava mais valor às suas riquezas do que ao seu relacionamento com Deus. Não é errado possuir bens materiais. Mas a riqueza dele o cegou para a sua verdadeira necessidade: ele tinha de reconhecer que era pecador antes de ganhar a Vida Eterna.
   Pouco depois daquela discussão, Jesus morreu na cruz, derramando o Seu sangue em pagamento do pecado. Visto que Ele era o Filho de Deus, perfeito e sem pecado, não estava pagando pelo Seu próprio pecado, ficando afastado de Deus por toda a eternidade. Depois de receber o castigo que era nosso, Jesus voltou à vida. Reconheça o seu pecado e creia que Jesus é o único meio de receber a Vida Eterna. Não se engane, pensando que pode chegar ao Céu fazendo boas obras. O jovem rico queria a Vida Eterna, mas permitiu que a importância de suas riquezas impedisse que ele reconhecesse a sua necessidade.
   Se você sabe que pecou e crê que o Senhor Jesus morreu na cruz para pagar pelos seus pecados, você pode ter a certeza de receber a Vida Eterna. Fazer boas ações é importante, mas não pense que só por causa que você faz isso terá a Vida eterna. Para obtê-la, não depende do que a pessoa faz, mas da sua disposição de crer em Deus.

Observação de Marcos 10:18 - "Jesus respondeu: - Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém."

   O termo bom se refere à perfeição. Jesus estava experimentando o entendimento do jovem sobre Quem Ele realmente é - o perfeito, o santo, Deus na carne.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sábado, 16 de novembro de 2013

A Parábola do Filho Pródigo

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Romanos 2:4

Introdução: Lucas 15:11-32.

   Um homem rico tinha dois filhos. Certo dia, o mais moço exigiu a sua herança para que pudesse ser independente. O pai atendeu o pedido do filho e este viajou para um país distante, onde gastou tudo o que tinha. Naquele lugar houve fome, e o rapaz começou a passar necessidades. O único trabalho que conseguiu encontrar foi alimentar porcos. Faminto, ele queria comer o que os porcos comiam. Porém, ele compreendeu que estava pecando contra Deus e seu pai, então decidiu voltar para casa e pedir para trabalhar como empregado.
   Enquanto o rapaz ainda estava a certa distância, o pai correu ao encontro dele. Assim, o filho confessou o seu pecado e indignidade ao alegre pai, e este mostrou plena aceitação e perdão. Então, ele celebrou a volta do filho amado.
   Assim como aquele pai que ansiava que o filho que tanto amava voltasse para ele, Deus também quer que você se afaste dos seus caminhos errados e volte para Ele. O Senhor enviou Jesus Cristo para receber o castigo por nós, afim de que sejamos salvos. A Bíblia diz que a bondade de Deus deve levar você ao arrependimento (Romanos 2:4). Portanto, arrependa-se dos seus pecados e confesse a Deus. Ele está esperando por você do mesmo modo que o pai, da parábola, estava esperando o filho e se alegrou.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Vale a pena agir certo

Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
Gálatas 6:9

Introdução: Salmo 73.

   Asafe estava desanimado, pois ele pensava que as pessoas más eram abençoadas mesmo praticando o mau, enquanto ele que fazia o bem, sofria. Mas ele decidiu procurar a ajuda de Deus e dizer a Ele o que estava sentindo. Assim, ele compreendeu que os maus serão destruídos e esquecidos, por causa de suas atitudes. Deus mostrou a Asafe que mais tarde ele se alegraria por ter decidido agir corretamente.
   Asafe, finalmente viu que agir certo vale a pena; ele viu que seu relacionamento com Deus era o seu bem mais precioso. 
   Não importa o que os outros façam, Deus quer que você, como Seu filho, lembre-se de que agir certo sempre vale a pena. Quando parecer mais fácil mentir, roubar ou fazer qualquer outra coisa que não é correta, converse com Deus e conte como se sente. Deus lhe dará forças para fazer o que é certo.
   Tudo o que você planta, futuramente você colherá. Portanto, faça sempre o que é certo e Deus o recompensará pela sua obediência.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Extraindo lições de Obadias

Introdução: Obadias 1:1-21.

   A mensagem de Obadias continua viva atualmente. Devemos nos lembrar de não sermos orgulhosos a ponto de rirmos do sofrimento alheio. O orgulho nos levará à ruína.

Lições eternas de Obadias:
  • Edom sentia-se livre do juízo de Deus por causa de seu monte fortaleza, Petra. Porém, não há lugar na terra onde Deus não possa julgar o seu orgulho (vv.3,4).
  • Não confie na sabedoria humana para enfrentar a vida; você precisa da sabedoria de Deus (v. 8).
  • Deus irá sempre julgar as suas atitudes erradas em relação a Ele e a outros. O mal que você fizer a outras pessoas, lhe será, geralmente, retribuído da mesma forma (v.15).
Porque o Dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.
Obadias 1:15.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

As palavras de Jesus na cruz

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente.
Colossenses 3:16

  1. Palavras de perdão: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).
  2. Palavras de salvação: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43).
  3. Palavras de consolo: "Ora, Jesus... disse à sua mãe, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe" (João 19:26-27).
  4. Palavras de sofrimento: "Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactani? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Marcos 15:34).
  5. Palavras de obediência: "Jesus... para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede" (João 19:28).
  6. Palavras de triunfo: "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado" (João 19:30).
  7. Palavras de confiança: "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46).
Vede ali na cruz cravado
meu Jesus, o Salvador;
vede que prova tem dado
de Seu Celestial amor.

Fonte: Boa Semente - Devocional 2007.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Emergência!!!!!!!!!! (Repassando)

Em um dia de chuva,
houve um acidente e 12 pessoas foram feridas, um homem que estava passando, quando chegou perto gritou:
- Socorro chamem a ambulância há muitas pessoas feridas!
Quando as 12 vítimas chegaram no hospital elas já estavam sendo atendidas. Enquanto isso, dois médicos estavam pensando no que iriam fazer, até que um deles disse: 
- Mostre para mim a lista de todos os ferimentos dessas 12 pessoas.
- Está aqui, leia:


Lista de ferimentos


1ª vítima está ansiosa e impaciente;
2ª vítima está preocupada com dinheiro;
3ª vítima está com medo;
4ª vítima está se sentindo solitária;
5ª vítima está angustiada e sofrendo;
6ª vítima está enfrentando uma situação de doença terminal;
7ª vítima está passando por uma situação de desgraça total;
8ª vítima está precisando de orientações;
9ª vítima está se sentindo culpada;
10ª vítima está com raiva;
11ª vítima está com inveja;
12ª vítima está cansada e desanimada

  Depois de ver a lista de ferimentos que seu colega mostrou, o médico escreveu uma lista de remédios:


Lista de remédios


1ª vítima - Ler Salmo 13; 37.3-5; Mateus 6.25-34; Romanos 5.3-5; Filipenses 4.6-7; Tiago 5.7-11; 1 Pedro 5.6-7;                                                    

2ª vítima - Ler Eclesiastes 5.10; Mateus 6.19-21; 1 Timóteo 6.6-10; Hebreus 13.5-6.

3ª vítima - Ler Salmo 4.8; Isaías 41.13; Lucas 8.22-25; João 14.27; 16.33; Romanos 8.1,31-39.

4ª vítima - Ler Salmo 10.12-14; 25.16-18; 68.4-6; 146; Mateus 28.20; João 14.18-19; 1 Pedro 5.7.

5ª vítima - Ler Mateus 5.4; Romanos 8.31-39; 2 Coríntios 1.3-6;4.16-18; 12.7-10; Tiago 1.2-4; Apocalipse 2.10

6ª vítima - Ler Salmo 23; Romanos 8.18-30; 2 Coríntios 5.1-10.

7ª vítima - Ler Jó 1.13-22; Isaías 55.8-9; Romanos 8.28

8ª vítima - Ler Salmo 16; 25.4-10; 32.8; 119.105; Isaías 30.21.

9ª vítima - Ler Salmo 32; 51; 130; Isaías 1.18; Lucas 15; João 6.37; 1 João 1.8; 2.2

10ª vítima - Ler Mateus 5.44-48; Romanos 12.17-21; 1 Coríntios 13; Colossenses 3.12-17; Tiago 1.19-20.

11ª vítima - Ler Salmo 49.16-20; Tiago 3.13-18.

12ª vítima - Ler Salmo 34.15-22; Isaías 40.25 -31; Mateus 11.28-30; Hebreus 12.1-3

  Depois que os pacientes tomaram seus remédios, foram curados rapidamente. 

Moral da história: Leia a Bíblia, lá tem tudo que precisamos saber.
Observação: Pode ser que você não esteja passando por nenhuma dessas situações agora, mas é sempre bom ler pelo menos algumas dessas passagens, principalmente, para ter um conhecimento sobre determinado assunto, que futuramente você pode usar para se defender (quando estiver em uma batalha espiritual).

Criado por: Raquel

Quem criou Deus? De onde veio Deus?

"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus."
Salmo 90:1-2



   O ateísta Bertrand Russel escreveu em seu livro “Por que não sou um Cristão” que, se é verdade que todas as coisas precisam de uma causa, então Deus também precisa de uma causa. A partir daí ele concluiu que se Deus precisava de uma causa, então Deus não era Deus (e se Deus não é Deus, então, logicamente, não há Deus). Esta foi simplesmente uma forma um pouco mais sofisticada da pergunta infantil: “Quem criou Deus?” Até uma criança sabe que as coisas não surgem do nada, então se Deus é uma “coisa”, então Ele deve também deve ter uma causa, certo?
   A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e depois pergunta que lugar seria este. A resposta é que nem a própria pergunta tem sentido. É como se perguntássemos: “Como é o cheiro do azul?” Azul não está na categoria de coisas que têm cheiro, então a pergunta é, em si, errônea. Da mesma forma, Deus não se encontra na categoria de coisas que são criadas ou que vêm a existir, ou são causadas. Deus é “não-causado” e “não-criado”: Ele simplesmente existe.
   Como sabemos disso? Bem, sabemos que do nada, nada pode surgir. Então, se alguma vez já houve um tempo em que não existia absolutamente nada, então nada jamais viria a existir. Mas as coisas existem. Por isso, uma vez que nunca pode ter havido o nada absoluto, alguma coisa deve ter sempre existido. Esta coisa que sempre existiu (Isaías 57:15) é o que chamamos Deus. Leia Salmo 90:1-2.


Fonte: www.gotquestions.org

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ele vem

Eis que vem como as nuvens... Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, o que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:7-8

   Jesus breve virá, não tardará. Essa promessa se cumprirá na época atual, o período cristão. O Senhor é paciente com uma humanidade que está correndo ao encontro do juízo. Ele nos ordena a esperá-Lo a todo o momento e convida Seus discípulos a fazer o mesmo que os servos que aguardavam seu senhor, ainda que tenham de esperar por toda a noite (Lucas 12:38).
   Reconheçamos que a expectativa da vinda do Senhor têm diminuído em nosso espírito. Sem duvidar, pensamos pouco nela porque temos nos tornado mornos.
   Todos os apóstolos mencionavam a vinda do Senhor em suas epístolas. Às vezes, falam de Sua vinda para estabelecer o reino. Estes dois acontecimentos estão ligados, mesmo que ocorram com alguns anos de intervalo.
   O cristão fiel não espera um evento, mas, sim, uma pessoa: o Senhor Jesus que foi humilhado e desprezado nesse mundo. O autor de Apocalipse O apresenta como o único digno de levar a cabo o cumprimento dos propósitos de Deus. A alma redimida O considera em Sua glória como Noivo da Igreja, como o Vencedor sobre todos os rebeldes, o supremo Juiz que assegura: "Eu venho logo!" Ao que que respondemos: "Amém! Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:1,12,20).

Fonte: Boa Semente (devocional 2007).

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jesus é o Único que pode perdoar nossos pecados

Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.
Jeremias 17:9

Introdução Gênesis 4:1-16

   A recusa de Caim em aceitar a vontade de Deus o levou a assassinar o irmão Abel. Se Caim mudasse a sua atitude, cresse em Deus e obedecesse às Suas ordens, tudo estaria bem. O que ele devia fazer era trazer a oferta que Deus tinha exigido - um cordeiro perfeito. 
   Deus providenciou um meio de perdoar e resolver o problema de Caim. E Ele é o único que pode fazer o mesmo com os seus e os meus pecados. Muitos anos depois da morte de Caim, a promessa de Deus (Gênesis 3:15) de enviar o Salvador cumpriu-se. O Senhor Jesus, o Filho Único de Deus, veio do Céu para a terra a fim de morrer numa cruz para salvar-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz que "sem derramamento de sangue não há remissão" (Hebreus 9:22b).
   Quando o Senhor Jesus morreu, Ele derramou o Seu sangue para você e eu podermos ser perdoados. Depois de sepultado, Ele ressuscitou no terceiro dia. Jesus, o Salvador que Deus prometeu enviar, é o Único que pode perdoar nossos pecados. A única maneira de Caim poder ter seus pecados perdoados era mudando a sua atitude, crendo em Deus e se aproximando de Deus da maneira que Ele exigia.

O pecado sempre causa tristeza e tem de ser punido, mas Deus preparou um meio para nos perdoar.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Salomão edifica o templo

Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.
1 Crônicas 29:12

Introdução: 1 Crônicas 28:10 - 29:20; 2 Crônicas 2:1 - 7:11

   O rei Davi deu a Salomão a tarefa de construir um templo para Deus (1 Crônicas 28:10-11). Como seu pai, Salomão queria construir um templo para honrar a Deus pelo o que Ele tinha feito (1 Crônicas 29:11-17).
   Davi deu a Salomão planos detalhados, assim como ouro e outros materiais para ajudar na construção do templo (1 Crônicas 28:11-19; 29:1-2).
   Salomão sensatamente reuniu um grande grupo de trabalhadores  e escreveu a Hirão, rei de Tiro, para pedir sua ajuda (2 Crônicas 2:3-10). Os israelitas também ofereceram voluntariamente os seus serviços (1 Crônicas 28:21; 29:7-9).
   Salomão começou a construir o lindo templo (2 Crônicas 3:1 - 4:22). Quando terminou, a arca foi levada para o Santo dos Santos (2 Crônicas 5:1-10).
   Deus deu a Salomão a habilidade e a força que necessitava para construir o templo. Salomão completou a tarefa e se esforçou ao máximo. Se Jesus é Seu Salvador, Deus vai lhe dar habilidade e força para fazer qualquer trabalho que você precisar. Você pode ser forte e corajoso, porque Deus irá ajudá-lo a terminar o mesmo (1 Crônicas 28:20). Quer sua tarefa seja limpar a casa, fazer lição ou comprar pão, Deus quer ajudar você.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A desobediência de Saul

Moisés disse ao povo: -Hoje o SENHOR, nosso Deus, está mandando que vocês obedeçam a esses mandamentos; portanto, cumpra as suas leis com todo o coração e com toda a alma.
Deuteronômio 26:16

Introdução: 1 Samuel 15:1-35

   O profeta Samuel transmitiu ao rei Saul a ordem de Deus para que Israel destruísse os perversos amalequitas. Obedecendo a ordem do Senhor, o rei reuniu um grande exército e perseguiu os amalequitas.
   Depois de uma dura batalha, Saul e seu exército destruíram o povo e tudo que consideraram sem valor; mas conservaram o rei Agague e os melhores animais.
   Quando Deus contou a desobediência de Saul, Samuel ficou muito triste e clamou ao Senhor a noite inteira em favor do rei.
   O rei construiu um monumento para celebrar a sua vitória. E disse orgulhosamente a Samuel que tinha cumprido a ordem do Senhor. Porém, Samuel o repreendeu por não ter obedecido completamente.
   Assim, Samuel explicou a Saul a tremenda importância da obediência completa. E por causa da desobediência, Deus o rejeitou como rei do Seu povo.
   Deus espera de Seus filhos obediência de uma forma humilde. Portanto, obedeça ao Senhor completamente, e assim, Ele não te rejeitará.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ananias e Safira mentem a Deus

Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
 Gálatas 6:7

Introdução: Atos 4:32 até 5:14

   À medida que Deus trabalhava em seus corações, os crentes em Jerusalém compartilhavam seus bens uns com os outros. E isso permitiu que os apóstolos falassem da ressurreição de Jesus com grande poder.
   Alguns cristãos venderam terras ou propriedades, dando o dinheiro para os apóstolos distribuírem aos necessitados. Ananias e Safira venderam uma propriedade. Ansiosos por elogios, planejaram dar somente uma parte do pagamento, enquanto dizem que estavam dando tudo.
   Por causa do seu desejo de parecerem generosos, Ananias e Safira planejaram mentir deliberadamente. Em seu coração eles sabiam que estavam pecando contra Deus, mas pensavam que conseguiriam escapar de algum modo. Não compreenderam que ao mentir para os crentes estavam mentindo para Deus e prejudicando a igreja. 
   Por mentirem, os dois caíram mortos. Vendo a severa disciplina de Deus sobre Ananias e Safira por tentarem enganá-lO, todos que souberam disso ficaram com muito medo.
   Não pense que você pode enganar a Deus e fugir da Sua disciplina. Deus vê o seu coração e sabe como você é por dentro. Ele espera que seus filhos sejam sinceros - O que Tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a Tua sabedoria" Salmo 51:6.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Quatro jovens fiéis a Deus são provados

Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.
1 Timóteo 6:11

Introdução: Daniel 1

   Quando o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém, ordenou aos seus comandantes que trouxessem de volta jovens fortes, sadios e inteligentes das famílias reais. Esses jovens deveriam receber alimentação real e treinamento especializado. Os jovens eram Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Aspenaz (servo do rei), lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
   O rei queria que os jovens recebessem o mesmo alimento e bebida que ele comia e bebia. Porém o rei costumava oferecer seus alimentos a um deus pagão. Por isso, Daniel preferiu não comer aquilo que sabia que iria desagradar a Deus. Então o jovem solicitou uma prova de dez dias, comendo apenas vegetais e tomando água. Se no fim dos dez dias, ele e seus amigos não ficassem parecidos com outros jovens que comiam a comida do rei, Aspenaz poderia fazer o que quiser com eles. 
   Passaram dez dias, e os jovens estavam mais fortes e mais sadios do que os outros que comiam a comida do rei. Assim, tiveram permissão para continuar sua dieta durante três anos.
   Deus honrou Daniel e seus amigos, permitindo que eles servissem diante do rei, que repetidamente comprovou que eram mais sábios do que qualquer outro em seu reino.
   Deus dá aos que creem nEle a força necessária para ter uma vida pura. Mantenha a sua vida livre das coisas que possam prejudicá-lo e contaminá-lo. Faça como Daniel e seus amigos que procuraram manter uma vida pura e dedicada a Deus, fugindo das coisas que podiam prejudicar seus corpos, e Deus o recompensará. 

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Alegre-se no Senhor mesmo nas dificuldades

Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!
Filipenses 4:4

Introdução: Atos 16:16-40

   Paulo e Silas se alegraram enquanto estavam na prisão. Ali, eles viram cercados pela escuridão, com as costas sangrando e os pés apertados em grossos pedaços de madeira. Como teria sido fácil para os dois homens reclamarem e se queixarem! Mas, não fizeram isto. 
   Deus permitiu que passassem dificuldades para que o carcereiro e sua família pudessem ser salvos. Você não sabe qual o propósito de Deus ao permitir que atravesse situações difíceis. Você talvez não compreenda a razão por que Ele nem sempre remove o problema.
   Quando tiver de enfrentar um problema pense em duas coisas:
  1. Lembre-se de algo que Deus tenha feito por você (Ele o salvou; Ele supre as suas necessidades; Ele o ajudou em outros problemas); de alguma verdade contida na Bíblia (Jeremias 29:11; Hebreus 13:5) ou em algo sobre Deus (Ele é Todo-Poderoso; está no controle de tudo; quer o melhor para você).
  2. Alegre-se no Senhor; agradeça a Ele pelo que lembra sobre Ele, ou cante um cântico de louvor a Ele. Você vai enfrentar muitos problemas nesta vida, mas pode aprender a alegrar-se sempre no Senhor. Ao ouvir Paulo e Silas se alegrarem, o carcereiro quis aprender sobre Jesus.
   Deus transformou o sofrimento de Paulo e Silas em alegria e vitória quando o carcereiro e sua família creram no Senhor e foram batizados para mostrar sua fé (v.33b).

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Bíblia, um Tesouro!

Quem esteve atento à sua palavra e a ouviu?
A Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração.
Jeremias 23:18; 15:16

   Há muitos anos, um vendedor de livros cristãos vendeu uma Bíblia em uma aldeia polaca. Três anos mais tarde, ao voltar ali, teve a alegria de encontrar cerca de duzentas pessoas que, tão somente lendo a Palavra de Deus, receberam Jesus como Salvador. Como só possuíam um exemplar do precioso livro, tiveram a ideia de tirar a capa e dividir a Bíblia em numerosas porções, que passavam uns para os outros, a fim de que todos pudessem aproveitar. Muitas páginas foram copiadas e outras memorizadas.
   Como o vendedor ignorava tal fato, propôs que os aldeões se reunissem para recitar alguns versículos importantes. E para sua surpresa, várias porções foram faladas de cor. Como o jovem Samuel, aquele povo apreciava grandemente a palavra de Deus (1 Samuel 3:19).
   Podemos afirmar como Davi, autor do Salmos 119: "Escondi a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (v. 11)? "Oh! Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar!" (v. 103). Nós que temos a Bíblia, será que a lemos? Ao menos cremos que ela é a Palavra de Deus? E, se cremos, será que nossa vida está de acordo com a mensagem que ela traz?

Fonte: Boa Semente - Devocional 2007

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A importância de ir à igreja

   A Bíblia nos diz que precisamos ir à igreja para que possamos adorar a Deus com outros crentes e ser instruídos em Sua Palavra para nosso crescimento espiritual (Atos 2:42; Hebreus 10:25). A igreja é o lugar onde os crentes podem amar uns aos outros (I João 4:12), exortar uns aos outros (Hebreus 3:13), “estimular” uns aos outros (Hebreus 10:24), servir uns aos outros (Gálatas 5:13), instruir uns aos outros (Romanos 15:14), honrar uns aos outros (Romanos 12:10) e ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32).
   Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar presentes (I Coríntios 12:14-20). Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26). Por estes motivos, a freqüência à igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A freqüência semanal à igreja não é obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo de adorar a Deus, aprender Sua Palavra e ter comunhão com outros crentes.

Fonte: www.gotquestions.org 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Deus é por mim

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:31-32

   Porque Deus é amor, Ele me ama tal que qual sou se preocupa terna e fielmente com minha vida.
   Porque é soberano, Seu amor e benevolência são exercidos continuamente comigo. Sim, Ele encaminha todas as circunstâncias para o meu bem.
   Porque Deus é sábio, Ele sabe melhor que eu do que eu próprio necessito. 
   Porque Deus é luz, Ele ilumina os cantos escuros de minha vida para colocar as coisas em harmonia com o que Ele é.
   Porque Deus é onisciente (que conhece as coisas), sabe qual é a minha relação com Ele; conhece, pois, minhas necessidades interiores, meus problemas e dores muito antes que eu as sinta. 
   Porque é onipotente (que pode tudo), me protege em toda situação, pode me livrar das tentações, não importa de onde venham, e me fazer vencedor.
   Porque Deus é onipresente (está em toda parte ao mesmo tempo), está justamente ao lugar em que me encontro neste momento para me dizer: "Tenha ânimo, estou aqui e entendo sua dor; mas a calma, a paz e a alegria de que você necessita estão em mim. Sim estou do seu lado, bem pertinho."
   Porque Deus é misericordioso, dá sem exigir nada em troca, porém se alegra ao ver que eu reconheço e aprecio as bençãos com as quais Ele derrama sobre mim gratuita e abundantemente.

Fonte: Boa Semente - Devocional 2007

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Cura de Naamã

Porém, se vivermos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado.
1 João 1:7

Introdução: 2 Reis 5:1-15

   Só havia um meio de Naamã ser curado, ou purificado da lepra. E Deus só tem um meio de você ser purificado do seu pecado. Esse meio é o seu Filho perfeito, o Senhor Jesus. O Senhor Jesus tomou sobre si o castigo do seu pecado quando morreu na cruz. Enquanto pendia ali, Deus colocou sobre Ele todas as coisas erradas que você fez. Depois, Deus afastou-se de seu Filho. Eles ficaram separados pela primeira vez (Mateus 27:46). Castigo para o pecado é a separação de Deus. O Senhor Jesus sofreu voluntariamente essa separação para que você não tivesse de sofrê-la. O Senhor Jesus deu voluntariamente o seu sangue para que os seus pecados pudessem ser perdoados e você fosse purificado. A Bíblia diz que "o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado". Depois da Sua morte, Jesus foi sepultado, mas ao terceiro dia voltou a viver. Jesus está agora no Céu com o Pai, e quer vir e viver em você, limpando todo esse pecado. Deus preparou um meio para você não ter mais de ficar separado dele. Jesus é esse meio e só havia também um meio de Naamã ficar livre da lepra.
   Naamã ficou irado, pois tinha achado um absurdo mergulhar nas águas do rio Jordão e isso machucou o seu orgulho. Mas, quando os servos o encorajaram a tomar a decisão certa, Naamã se humilhou e seguiu as instruções do profeta de Deus. E, assim, Deus purificou Naamã da lepra. Deus também pode purificá-lo de todo o pecado.
   
Ao crer no caminho de Deus para a vida eterna, você não terá mais de enfrentar a separação dele por causa do seu passado. 

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Crescimento Espiritual

   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9

   Crescimento espiritual é o processo pelo qual nos tornamos mais e mais como Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Jesus, o Espírito Santo inicia o processo a fim de que nos tornemos mais parecidos com Jesus, fazendo com que tomemos Sua forma, nos “conformemos” à Sua imagem. O crescimento espiritual é talvez descrito da melhor forma em II Pedro 1:3-8, que nos diz que pelo poder de Deus Ele “...nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”
   Em Gálatas 5:19-23 encontramos duas listas. Gálatas 5:19-21 lista as “obras da carne”. Estas são as coisas com as quais nossas vidas se identificavam antes de confiarmos em Cristo para a salvação. As obras da carne são as atividades que devemos confessar, delas nos arrepender, e, com a ajuda de Deus, superar. Conforme experimentamos crescimento espiritual, cada vez menos as “obras da carne” estarão evidentes em nossas vidas. A segunda lista diz respeito ao “fruto do Espírito” (Gálatas 5:22-23). Com isto nossas vidas devem se identificar agora que experimentamos a salvação em Jesus Cristo. O crescimento espiritual se identifica pelo “fruto do Espírito” se tornando mais e mais evidente na vida de um crente.
   Quando ocorre a transformação da salvação, começa o crescimento espiritual. O Santo Espírito vem habitar em nós (João 14:16-17). Somos novas criaturas em Cristo (II Coríntios 5:17). A velha natureza é substituída por uma nova (Romanos capítulos 6 e 7). O crescimento espiritual é um processo que ocorre durante toda a vida, conforme estudamos e aplicamos a Palavra de Deus (II Timóteo 3:16-17), e andamos segundo o Espírito (Gálatas 5:16-26). Conforme buscamos o crescimento espiritual, podemos orar a Deus, pedindo a Ele por sabedoria nas áreas onde Ele deseja que nós cresçamos espiritualmente. Podemos pedir a Deus que nos ajude a aumentar nossa fé e conhecimento sobre Ele. Deus deseja que nós cresçamos espiritualmente. Deus nos deu tudo o que precisamos para experimentar crescimento espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos vencer o pecado mais e mais, e firmemente nos tornarmos mais e mais como nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Fonte: www.gotquestions.org

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Se você duvidar da sua salvação, será que isso significa que não é realmente salvo?

   Todo mundo tem dúvidas ocasionais. Ter ou não dúvidas não é o que determina se você é um cristão. Mesmo quando um crente é infiel, Deus é fiel (2 Timóteo 2:13). Deus quer que sejamos confiantes em nossa salvação (Romanos 8:38-39, 1 João 5:13). Deus promete que todo aquele que crê em Jesus Cristo será salvo (João 3:16, Romanos 10:9-10). Todos nós temos pecado e carecemos da glória de Deus (Romanos 3:23). Como resultado, merecemos a morte e uma eternidade longe de Deus (Romanos 6:23). No entanto, Deus nos amou o suficiente para morrer em nosso lugar, sofrendo em nosso favor o castigo que merecíamos (Romanos 5:8). Como resultado, todos aqueles que creem são salvos e estão eternamente seguros.
   Às vezes duvidar é uma coisa boa. Paulo nos diz em 2 Coríntios 13:5: "Examinem-se para ver se vocês estão na fé." Devemos testar a nós mesmos para termos certeza de que Jesus é verdadeiramente o nosso Salvador e que o Espírito Santo realmente reside em nós. Se Ele for, não podemos de forma alguma perder a salvação que Cristo obteve para nós (Romanos 8:38-39). Se Ele não for, então talvez o Espírito Santo esteja nos convencendo do pecado e encorajando-nos ao arrependimento e reconciliação com Deus através de Cristo. A garantia da nossa salvação vem do conhecimento de que uma vez que estamos em Cristo, somos eternamente seguros. No entanto, uma genuína fé salvadora é evidencia
da por suas obras (Tiago 2:14-26) e o fruto do Espírito em nós (Gálatas 5:22). A falta desta evidência pode às vezes ser a causa de nossas dúvidas.

Fonte: www.gotquestions.org

sábado, 31 de agosto de 2013

O que a Bíblia diz sobre o orgulho?

Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.
Provérbios 8:13

   Há uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos estão tão cheios de si que seus pensamentos estão longe de Deus. Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se não fosse por Sua divina graça. Os orgulhosos, por outro lado, são tão cegos por causa de seu orgulho que acham que não precisam de Deus ou pior, que Deus deve aceitá-los do jeito que são porque eles merecem a Sua aceitação.
   
Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as consequências do orgulho. Provérbios 16:18-19 nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Satanás foi expulso do céu por causa de seu orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satanás será lançado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelião a Deus, há nada mais em seu futuro a não ser desastre: “Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR” (Isaías 14:22).
   Orgulho já impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar a admitir o próprio pecado e que não podemos fazer nada com nossos próprios esforços para merecer a vida eterna tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. O que dizemos sobre nós mesmos não significa nada no trabalho de Deus. É o que Deus diz sobre nós que faz a diferença (2 Coríntios 10:13).
   
Por que orgulho é um pecado? Orgulho é dar a nós mesmos o crédito por algo que Deus realizou. Orgulho é dar a nós mesmos a glória que pertence só a Deus. Orgulho é, em essência, louvor próprio. Nada que realizamos nesse mundo seria possível se não fosse Deus nos capacitando e sustentando. Por isso é que devemos dar a Deus a glória – por que só Ele é digno de recebê-la.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Ressurreição e a Vida

Então Jesus afirmou: Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
João 11:25,26

   Por ser o Criador, Jesus tem poder sobre a vida e a morte. Ele mostrou Seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado, Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida aos mortos. A Bíblia diz que nascemos "mortos" em nossos pecados (Efésios 2:1). Quando você recebe Jesus como seu Salvador, Ele lhe dá nova vida espiritual, faz de você uma "nova criatura" (2 Coríntios 5:17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro "eu" vai viver com Ele. Um dia seu corpo também será ressuscitado.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Videira

Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, essa dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.
João 15:5

 A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele é a Videira e nós os ramos. A não ser que o ramo esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus nada podemos fazer.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

sábado, 24 de agosto de 2013

Os "EU SOU" de Cristo - A Luz do Mundo

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
João 8:12

   A escuridão é muita vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é dentre muitas luzes; é a única "luz" que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na "luz", a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como Salvador. Os crentes são também chamados de "luz do mundo" (Mateus 5:14). Mas, somos luzes diferentes. Como a lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.

Fonte: Bíblia de Recursos elaborada com a APEC.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Firmando sua Identidade

Introdução
Três cegos foram colocados diante de um elefante para que, através do toque, eles pudessem descobrir o que era que estava na frente deles.
O primeiro cego pegou na tromba do elefante e disse: “Isso é uma mangueira grande e flexível”
O segundo cego colocou as mãos na região da barriga do elefante e disse: “Que mangueira que nada, isso é uma grande bola”
O terceiro cego pegou no rabo do elefante e disse: “Vocês dois estão errados, isso é um espanador, pois é fino, comprido e tem pelos na ponta”
Qual dos cegos você diria que está certo? Não tem como afirmar pois cada um estava tirando uma conclusão acerca da “visão” que estavam tendo.
Muitos de nós somos assim, temos uma visão limitada acerca de quem Deus é, de quem nós somos e o que Ele espera que devemos fazer.
Precisamos ter uma visão clara no que diz respeito a nossa identidade em Cristo pois só assim teremos a certeza de que vamos cumprir a vontade de Deus para nós.
Palavra
João 18:33-38
“Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.”
Jesus, antes de iniciar seu ministério, foi testado em suas convicções. Vemos lá no deserto o Senhor sendo interrogado acerca de sua identidade e mais uma vez vemos a mesma interrogação, mas sempre Ele manteve sua firme convicção de identidade, Jesus tinha plena convicção de quem era.
Mesmo diante dos testes e provações, Ele permaneceu firme.
Assim como Jesus foi testado em sua identidade, nós também seremos e devemos tomar como base o posicionamento que o Senhor teve.
Satanás, durante toda nossa vida, nos atacará com suas mentiras e falácias, com o objetivo de deturpar e distorcer nossa visão acerca de quem Deus é e como Deus nos enxerga. Devemos estar atentos a essas investidas e permanecer sempre firmados na identidade de Cristo pois ela é nossa identidade, afinal, somos feitos imagem e semelhança do Senhor.
Quando você olha para si o que você enxerga? Uma pessoa pequena e insignificante? Uma pessoa problemática? Alguém sem capacidades e talentos? Se você está nessa posição, pare um instante e comece a perguntar ao Senhor o que Ele enxerga em você. Na Bíblia está escrito que em Cristo Jesus somos mais que vencedores, fomos criados a imagem e semelhança do Senhor e já fomos abençoados com todas as bênçãos do Senhor nas regiões celestes. Essa é sua identidade, firme-se nessa verdade.
Se você não tivesse valor algum, Ele não teria entre Sua própria vida por você.
Existem alguns parâmetros que podemos analisar em nossa vida para saber quem nós somos e onde nossa identidade está firmada:
1º Nossa Identidade é Revelada pelo que Pensamos
Você consegue perceber quem a pessoa é através de sua fala pois isso revela o que ela tem em seu coração.
Pessoas com conversas vazias e sem fundamento são pessoas sem identidade.
A mente é o primeiro lugar a ser trabalhado se você quer firmar a sua identidade em Cristo. Mas satanás tentará de todas as maneiras impedir com que a palavra do Senhor seja absorvida pela sua mente. Lembra-se o que foi colocado na cabeça de Jesus antes de crucificá-lo? Uma coroa feita de espinhos, mas por que espinhos? Na parábola do semeador vemos que a semente que caiu entre os espinhos não cresceu porque os espinhos a sufocaram.
A semente é a palavra e os espinhos representa o mundo, suas mentiras, suas pressões e dificuldades. O diabo virá em sua mente tentar sufocar a palavra de Deus com suas mentiras, sempre testando sua identidade. Mas você deve posicionar-se e manter sua mente e sua boca cheias das verdades do Senhor.
Seu estilo de vida é determinado pelo que você pensa, por uma filosofia de vida que você adotou e isso se exterioriza na maneira como você fala, se veste, etc. Percebe a diferença que existe entre um roqueiro e uma pessoa que gosta de pagode? São personalidades e estilos de vida completamente diferentes, tudo isso porque seguem uma linha de pensamento contrária.
O que tem saído da sua boca? O que tem passado pela sua mente?
Não deixe que o diabo sufoque as verdades do Senhor com seus espinhos. Você é filho de Deus, essa é sua identidade, então viva baseado nisso.
2° Nossa Identidade é Revelada pelo que Fazemos
Outro aspecto interessante que mostra quem nós somos são as obras que realizamos.
Se você pede para uma pessoa executar um serviço e ela o faz de maneira relaxada você já sabe como essa pessoa deve ser no dia-a-dia.
Jesus foi um homem que tinha poder e vida em suas mãos e através de suas obras foi visto pelos seus discípulos como o Filho de Deus.
Quais são as obras que você tem realizado? Quando alguém olha para um trabalho realizado por suas mãos o que ela pode dizer?
Saiba que em suas mãos foram colocados unção e vida do Senhor para curar, libertar e edificar o que o diabo tem destruído. Mas ele tentará fazer com você exatamente o que foi feito com Cristo, colocar cravos em suas mãos e te paralisar.
Não deixe que Satanás impeça você de ser ministro da parte do Senhor, pois em suas mãos Ele colocou poder, então use e ministre.
3° Nossa Identidade é Revelada por onde Andamos
Onde você tem colocado seus pés? Quais caminhos você tem andado?
Muitos cristãos não cometem mais os pecados que antes cometiam, não entram mais em barzinhos para beberem, fumarem ou praticarem pecados explícitos. Mas continuam frequentando esses lugares e dizem que é somente para tomar um suco ou fazer companhia para amigos.
Devemos ter cuidado com isso pois nossos caminhos revelam quem somos e o que ainda existe dentro de nós.
O diabo tentou paralisar Jesus pregando seus pés na cruz, mas isso não impediu que Ele continuasse pregando o evangelho, como fez com o ladrão que estava ao Seu lado, tudo isso porque Ele sabia quem era.
O diabo virá para pregar seus pés também e impedir que você de fato ande pelos caminhos que o Senhor estabeleceu.
Para onde você tem levado sua vida? Qual o rumo que você tem dado a ela? Saiba que os caminhos do Senhor são mais elevados dos que os nossos e sua identidade é revelada por eles.
4° Nossa Identidade é Revelada Através do que Temos em Nosso Interior
E por fim, nossa identidade é revelada pelo que sai de dentro de nós.
Logo após que Jesus morreu, os soldados perfuraram seu lado com uma lança e a Bíblia diz que saiu água e sangue. A água que limpa e o sangue que traz a vida e com isso foi comprovado que Ele realmente era o Filho de Deus.
O que tem saído do seu interior? A Bíblia diz que aqueles que crêem, do seu interior fluiria rios de águas vivas, você tem liberado essa água viva por onde você passa?
As pessoas ao seu redor são saciadas por essa água?
Esteja atento para esses 4 parâmetros pois eles revelam qual é sua identidade.
Se existe algum desses pontos na sua identidade que precisa de transformação, deixe que hoje o Senhor comece esse processo para que, somente assim você seja uma pessoa que exala a vida e o perfume de Cristo por onde passar.
Fonte: www.videiraitaquera.com.br

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Grande Família

Enquanto tivemos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Gálatas 6:10

   Nós temos uma semelhança que nos une de modo único, especial e inseparáveis: somos parte da família de Deus e nela somos irmãos em Cristo.
   Aqueles que fazem a vontade do Pai e que recebem a Jesus como Salvador são tudo para Ele, são a Sua família. É por eles que Ele morreu na cruz para perdoar os pecados e dar a salvação. Que amor mais profundo e verdadeiro do que este - amor de um Pai celestial que entregou o seu Filho e de um irmão que morreu por nós? Certamente, não há em lugar nenhum!
   A família é muito importante para Deus. Tanto a terrena, como a família na fé. Devemos respeitar e amar os nossos pais terrenos e amar os nossos irmãos da igreja, que são parte da nossa família celestial.
   Procure sempre orar pela sua família terrena e a celestial, para que todos possam se fortalecer nos caminhos do Senhor.

Fonte: Revista - Território Teen.